metropoles.com

Discussão em reunião de condomínio vai parar na Justiça e acaba em indenização

Autor das agressões foi condenado a pagar R$ 3 mil depois de dizer a vizinho que “todo veado é assim mesmo: escroto”

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Todo mundo sabe que reunião de condomínio sempre acaba em discussão. O que pouca gente sabe é que a troca de ofensas pode acabar na Justiça e gerar indenização para quem se sente ofendido. O Juizado Especial Cível de Brasília condenou um homem a pagar R$ 3 mil por ter destratado com expressão jocosa, causadora de humilhação, outra pessoa durante uma assembleia.

O autor da ação afirma que durante uma reunião de condomínio ele foi agredido verbalmente por outro morador, afirmando que “todo veado é assim mesmo: escroto”. Além destas palavras, o homem o teria agredido fisicamente. Apesar de advertido, o acusado não compareceu à audiência de instrução. Assim, foi aplicada a pena de confissão ao réu.

Para a juíza do 6º Juizado Especial Cível de Brasília , as agressões efetivamente geraram humilhação, constrangimento, sentimento de angústia ao autor, principalmente diante de outras pessoas presentes, ao utilizar-se de “expressões tão estúpidas e desproporcionais”.

Na sentença, da qual ainda cabe recurso, a magistrada destaca que “ao que as provas dos autos indicam, se tratava de simples problema entre condôminos, podendo o réu adotar postura mais proba e íntegra, sem haver necessidade de ofender o autor da maneira como o fez”.

Toda a agressão foi filmada e apresentada como prova. Para a juíza, “basta assistir ao vídeo acostado pelo autor para concluir que as ofensas foram gratuitas, demonstrando inclusive preconceito por parte do requerido.” Com informações do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT)

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?