metropoles.com

Justiça bloqueia R$ 106 mil de Ibaneis, ex-secretário de Saúde e prefeito por doação de EPIs

GDF considerou “decisão absurda” e vai recorrer. No processo, Ibaneis alegou que as dúvidas sobre as doações eram “falta de humanidade”

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
mãos vestindo luvas hospitalares
1 de 1 mãos vestindo luvas hospitalares - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Justiça determinou, em decisão liminar, a indisponibilidade de R$ 106 mil nas contas bancárias do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), do ex-secretário de Saúde do DF Francisco Araújo Filho e do prefeito de Corrente (PI), Gladson Murilo Mascarenhas Ribeiro.

A juíza titular da 6ª Vara da Fazenda Pública do DF, Sandra Cristina Candeira de Lira, entendeu que o bloqueio é necessário para garantir eventual ressarcimento aos cofres públicos do DF, caso seja comprovada a doação de materiais de proteção individual (EPI) para o município piauense, sem observância dos procedimentos legais necessários.

O atual secretário de Saúde, Osnei Okumoto, também é réu no processo. Porém, os advogados de Osnei explicaram que o valor não foi bloqueado da conta do secretário porque ele não era, à época, titular da pasta. No pedido liminar, Osnei foi envolvido no ponto em que é solicitada a devolução dos EPIs.

Segundo a assessoria de comunicação do Palácio do Buriti, o governador vai recorrer da decisão por considerá-la “absurda”. Dentro do processo, Ibaneis alegou que as dúvidas sobre as doações eram “falta de humanidade”. 

Conforme a ação, Ibaneis, por meio da pasta local, teria doado indevidamente luvas, máscaras e álcool líquido de propriedade do DF para Corrente, onde foi criado.

Segundo o documento na Justiça, tal doação teria resultado em prejuízo para a população e profissionais de saúde do Distrito Federal, pois implicou em desabastecimento de recursos e materiais imprescindíveis para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Atual secretário de Saúde, Osnei Okumoto Atuava como presidente do Hemocentro, por isso estranhou e discorda da inclusão de seu nome.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?