metropoles.com

Jardim Botânico de Brasília reforça proibição de entrada de pets

A decisão tem respaldo jurídico. Além de proteger os animais nativos, medida também visa defesa dos de estimação

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Lima
Gabriel Lima – JARDIM BOTANICO BRASILIA DF (4)
1 de 1 Gabriel Lima – JARDIM BOTANICO BRASILIA DF (4) - Foto: Gabriel Lima

O Jardim Botânico de Brasília está reforçando a norma interna que proíbe a entrada de animais domésticos na área protegida. Segundo a administração do local, o objetivo é proteger a fauna nativa.

Ainda segundo o Jardim Botânico, as Zonas de Amortecimento de Unidades de Conservação têm finalidade de educação ambiental, pesquisa científica e lazer, desde que não perturbe a vida de animais silvestres.

A decisão de não receber animais de estimação tem respaldo jurídico. Em 2019, desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dosd Territórios (TJDFT) julgaram improcedente a ação popular ajuizada por alguns cidadãos contra o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) com o objetivo de anular ato administrativo que proibiu a entrada de animais de estimação em parques ecológicos, sem prévia consulta à população diretamente interessada ou apresentação de justificativa ambiental.

Ao analisarem o recurso, os desembargadores apontaram a existência de um conflito entre o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e o interesse dos frequentadores dos parques de acessá-los acompanhados dos animais domésticos.

Doenças

Ainda segundo o Jardim Botânico, ao proibir a entrada de animais domésticos na área protege tanto a fauna nativa quanto os pets. Isso por que o contato entre animais domésticos e silvestres pode resultar em ataques e transmissão de doenças como sarna, cinomose, raiva e parvovirose. (Com informações do Jardim Botânico de Brasília)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações