metropoles.com

IPCA: pandemia fez preço médio da gasolina cair 9% no DF de abril a junho

O valor do litro caiu principalmente no auge das restrições importa pelo GDF para evitar a contaminação da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

O preço da gasolina variou 8,49% para menos e foi o produto que mais puxou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo do DF para baixo.  O IPCA é o medidor oficial da inflação. Os dados estão na 13ª edição do Boletim de Conjuntura do Distrito Federal.

No segundo trimestre de 2020, o IPCA do DF variou 0,4% para baixo em comparação com mesmo período de 2019. A maior parte da queda foi devido à redução de preços nos setores de transporte e vestuário.

Tabela com variações do IPCA por categoria no DF
A categoria de transportes puxou os gastos para baixo, mas os produtos de alimentos e bebidas junto com saúde e cuidados pessoais puxaram o IPCA para cima.

Segundo o relatório, “a gasolina permanece, pelo segundo trimestre consecutivo, como o subitem de maior contribuição negativa para o IPCA do DF em 2020, subtraindo 0,55 pontos percentuais do índice geral”.

Pandemia

Os preços despencaram principalmente entre abril e junho, no auge da pandemia de coronavírus, quando várias medidas restritivas ainda estavam valendo no DF, como, por exemplo, o fechamento do comércio.

Na ocasião, a circulação de veículos nas ruas chegou a cair 60%, impactando diretamente os postos de combustíveis e forçando-os a reduzir o valor do litro vendido.

Compartilhar notícia