Infectados por varíola dos macacos no DF são homens entre 20 e 39 anos

Segundo dados da Secretaria de Saúde, Águas Claras é a região com mais contaminados. No total, o DF tem 12 casos confirmados e suspeitos

atualizado 20/07/2022 7:53

imagem de tubos de ensaio sinalizando resultado positivo para varíola dos macacosVinícius Schmidt/Metrópoles

De acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), a capital federal tem 12 casos confirmados de varíola dos macacos. Desses, todos são homens, sendo quatro na faixa etária de 20 a 29 anos e oito entre 30 e 39.

Os casos confirmados são de pessoas que têm os exames avaliados pelos laboratórios de referência nacional para a identificação da monkeypox.

A região administrativa que soma mais casos é Águas Claras, com três moradores infectados. Em seguida aparecem Ceilândia e Plano Piloto, com duas ocorrências cada. Itapoã, Park Way, São Sebastião, Vicente Pires e Riacho Fundo 2 têm um caso confirmado cada.

No DF, ainda há outros 14 casos tratados como suspeitos e que estão em investigação. Em relação a esses pacientes, a secretaria não recebeu os resultados laboratoriais. Apenas dois foram descartados.

Sintomas

O período de incubação do vírus que provoca a doença varia de sete a 21 dias. Os sintomas costumam aparecer 10 ou 14 dias após o momento da infecção. Os primeiros sinais são febre, mal-estar e dor. Cerca de três dias depois, os pacientes passam a apresentar bolhas pelo corpo – parecidas com as da catapora. A doença termina em um período entre três e quatro semanas.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

A transmissão do vírus que causa a varíola dos macacos entre humanos ocorre, principalmente, por meio do contato com secreções respiratórias, lesões de pele das pessoas infectadas ou objetos que tenham sido usados pelos pacientes.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.

Mais lidas
Últimas notícias