Temendo não conseguir doses da vacina contra a Covid-19 neste sábado (3/4), Idosos com 66 anos formaram uma enorme fila de carros nas proximidades de pelo menos dois pontos de imunização na noite desta sexta-feira (2/3).
Em frente à Unieuro, em Águas Claras, cerca de 150 carros já aguardam por uma dose. De acordo com as pessoas que estavam no local, alguns chegaram às 15h a fim de garantir acesso ao antídoto, a exemplo do profissional autônomo Cristóvão de Carvalho, 66.
“Sei que não vai ter o suficiente, tem 150 carros, cada um com três ou quatro pessoas, sendo que são 300 doses em cada posto”, ponderou. O idoso ainda pediu que a universidade deixasse os carros ficarem no estacionamento.
“Aqui não tem nenhum vândalo. Estamos esperando para ser imunizados”, sintetizou. Cristóvão também espera que as forças de segurança abram exceção em relação ao toque de recolher, que impede pessoas de ficarem fora de casa entre 22h e 5h, mesmo que seja dentro dos carros.
“Não estamos aqui nos divertindo, aglomerando ou bagunçando. Estamos atrás de uma simples vacina”, pediu o idoso.
Veja fotos da fila em frente a Unieuro de Águas Claras:

Fila em frente a UnieuroArthur Menescal/Especial Metrópoles

Vacinação de pessoas com 66 anos começa neste sábadoArthur Menescal/Especial Metrópoles

Idosos levaram colchões para passar a noiteArthur Menescal/Especial Metrópoles

Eles querem garantir uma doseArthur Menescal/Especial Metrópoles

Fila já chegou na Avenida CastanheirasArthur Menescal/Especial Metrópoles
O mesmo pensa o aposentado Delcino Vieira, 66, também na fila da Unieuro. “Os policiais têm que relevar. Tem 500 pessoas aqui. Vão prender todo mundo?”.
Já no Parque da Cidade, a fila chegou a 300 carros, segundo o Departamento de Trânsito (Detran). Servidores da Secretaria de Saúde (SES) foram ao local e distribuíram senhas para que as pessoas possam voltar para casa. Ainda assim, nem todos os idosos na fila aceitaram deixar o local.
Para este sábado, funcionarão três pontos de vacinação drive-thru no DF: Parque da Cidade, estacionamento 13; Iguatemi Shopping, no Lago Norte; e, Faculdade Unieuro, em Águas Claras.
Veja mais fotos:

Idosos tem receio de não conseguir doseArthur Menescal/Especial Metrópoles

Fila se formou de tardeArthur Menescal/Especial Metrópoles

Cristóvão pede compreensão de forças de segurançaArthur Menescal/Especial Metrópoles

"Temos que lutar pela vacina, não é?", pergunta Delcino

Idosos estão ansiosos e formaram longa fila em Águas ClarasArthur Menescal/Especial Metrópoles
Veja a fila no Parque da Cidade:

Fila também aconteceu no Parque da CidadeDiego Ponce de Leon/Metrópoles

Detran contou 300 carrosDiego Ponce de Leon/Metrópoles

Secretaria de Saúde ofereceu senhas para idosos que chegaram primeiroDiego Ponce de Leon/Metrópoles

Alguns não quiseram voltar para casaDiego Ponce de Leon/Metrópoles

Diego Ponce de Leon/Metrópoles
Questionada se vai remover os idosos que estão aguardando por uma vacina em razão do toque de recolher, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) afirmou que, no intuito de prestar um bom serviço à população e usando de bom senso na aplicação das normas e regulamentos, levará em consideração a ressalva prevista no decreto que instituiu a medida restritiva.
“Durante o intervalo de tempo referido no art. 1º, todos deverão permanecer em suas residências em período integral, ressalvado o deslocamento realizado, em caráter excepcional, para atender a eventual necessidade de tratamento de saúde emergencial, ou de aquisição de medicamentos em farmácias.”, cita a corporação.