metropoles.com

Ibaneis sobre PCC no DF: “Responsabilidade não é mais minha”

Declaração é resposta ao posicionamento do ministro Barroso, do STF, de manter criminosos na Penitenciária Federal de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Ibaneis Rocha
1 de 1 Ibaneis Rocha - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso de manter as principais lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC), como Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, na Penitenciária Federal de Brasília, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou ao Metrópoles que respeita o posicionamento do magistrado.

“Decisão judicial a gente respeita, a responsabilidade passa a não ser mais minha. Mas eu espero, com toda a convicção, que ele leve essa decisão ao pleno. Vamos aguardar o mérito e torcer que nada de mais grave venha a ocorrer. Da minha parte, estou com a consciência do dever cumprido e continuarei trabalhando com as forças de segurança do DF para manter a paz da população”, disse o emedebista à coluna.

Nesta quinta-feira (20/02/2020), o magistrado indeferiu o pedido do Governo do Distrito Federal (GDF) para que chefes da facção criminosa fossem transferidos do presídio nacional para outras cidades. Na ação, a Procuradoria-Geral do DF defendeu que a presença desses membros em Brasília aumenta o risco à integridade da capital do país, onde estão instaladas as sedes dos três poderes.

Defesa da AGU

Na segunda-feira (17/02/2020), a Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu que a Justiça mantivesse os líderes de facções criminosas encarcerados na Penitenciária Federal de Brasília.

Metrópoles apurou que a petição, que responde à ação movida pelo governador do DF contra o Decreto nº 10.233/2020 do Governo Federal, argumentou que a medida foi correta e “não afeta a autonomia do DF”.

Para a AGU, a instalação da penitenciária federal em Brasília não gerou qualquer impacto na segurança pública, seja por que o Fundo Constitucional já banca a manutenção das polícias no DF e Corpo de Bombeiros, seja por que vários recursos foram transferidos pela União para o DF nos últimos anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações