metropoles.com

Ibaneis entrega primeiro prédio da Universidade do Distrito Federal

Em cerimônia, o governador ainda instalou pedra fundamental, que depois irá para novo prédio da UnDF. Aulas estão previstas para 2º semestre

atualizado

Compartilhar notícia

Nathalia Cardim/Metrópoles
pessoas em volta de uma pedra com uma placa na Universidade Distrital de Brasília
1 de 1 pessoas em volta de uma pedra com uma placa na Universidade Distrital de Brasília - Foto: Nathalia Cardim/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou, na manhã desta terça-feira (28/6), as novas instalações destinadas ao campus norte da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), no CA 2 do Lago Norte.

As obras de melhoria no prédio foram iniciadas no começo deste ano. A Novacap, em parceria com a administração, realizou a limpeza das áreas externas, recuperação das calçadas e pátios, além do serviço de jardinagem. A Secretaria de Educação do DF custeou a obra.

Esse campus trará a possibilidade de oferta de educação superior pública aos moradores do DF, segundo o chefe do Buriti.

A sanção da lei que criou a UnDF foi assinada em julho de 2021 pelo governador Ibaneis Rocha. Fruto de um sonho de décadas, o projeto pioneiro, de autoria do Executivo local, autoriza a construção do primeiro centro universitário distrital, ampliando a oferta gratuita de vagas ao ensino superior.

“Garantimos recursos para a criação da UnDF e, hoje, apenas 11 meses após a sanção do projeto de lei, já estamos entregando o primeiro prédio da universidade e com concurso de professores e tutores na rua para que entrem efetivamente em operação”, explicou o chefe do Palácio do Buriti.

0

Na oportunidade, o governador também lançou a pedra fundamental que será instalada no novo prédio da UnDF — que funcionará nas dependências do Parque Tecnológico (Biotic). “A gente espera que esse prédio do Biotic esteja pronto em um prazo máximo de dois anos e a gente consiga avançar cada vez mais no estabelecimento dessa universidade que é tão importante para a população”, disse.

“Essa, talvez, seja uma das maiores obras que eu construí nesse governo. Tenho certeza que quando as pessoas olharem para trás e perguntarem quem criou a universidade, vão conseguir se lembrar do meu nome”, pontuou Ibaneis.

O nome da UnDF é uma homenagem ao professor Jorge Amaury, que esteve na luta pela implantação da UnDF até 2021 e faleceu vítima da Covid-19.

A reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, destacou que as aulas no campus devem começar já neste segundo semestre de 2022.

“A previsão é que possamos iniciar já no segundo semestre cursos na área de gestão de tecnologia da informação e cursos de extensão”, comentou.

Concurso

Na última semana, o GDF publicou edital de abertura para realização de concurso público com provimento de vagas e formação de cadastro reserva nos cargos de professor de educação superior e tutor de educação superior para a UnDF.

No total, estão disponíveis 1,4 mil vagas, distribuídas da seguinte maneira: 250 imediatas e 750 para formação de cadastro reserva no cargo de professor de educação superior, além de 100 imediatas e 300 para cadastro reserva no cargo de tutor de educação superior.

A jornada de trabalho é de 20h ou 40h semanais. Os salários vão de R$ 2,2 mil a R$ 5,2 mil. O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) é o responsável pela seleção.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Compartilhar notícia