metropoles.com

Hotéis de Brasília estão com a ocupação em 83% para 7 de Setembro

Segundo presidente da Abih, Henrique Severien, a estimativa é que ainda possa ocorrer crescimento de 2% até o fim da noite

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Ventura/Agência Brasília
setor-hoteleiro-sul
1 de 1 setor-hoteleiro-sul - Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) estima que 83% das hospedagens da região central de Brasília estão ocupadas para o feriado do Dia da Independência. No último domingo, o índice estava em 70%.

Para o presidente da Abih-DF, Henrique Severien, o fato de o feriado ter caído em uma quarta-feira implica em uma queda na taxa de ocupação, se comparado ao ano passado, quando praticamente todas as unidades estavam ocupadas. “Esse ano, a gente se preparou para ter a lotação máxima de todos os hotéis, mas, ao mesmo tempo, é importante ponderar que o feriado ocorreu numa quarta-feira. As pessoas trabalham na segunda, terça, e voltam a trabalhar na quinta. Então é um pouco mais difícil essa movimentação em massa”, avalia.

“Na verdade, o ano passado, em virtude, de uma lotação praticamente máxima a gente esgotou o inventário todo ano passado com bastante antecedência. Fomos apanhados de surpresa. Foi um cenário que ocorreu em função de um motivo político, mas não conseguimos anteceder essa movimentação”, disse.

O presidente estima que ainda possa ocorrer um crescimento de mais 2% até o fim da noite. Segundo ele, nos hotéis fora da região central da capital, a estimativa de ocupação dos quartos é ainda menor, em torno de 50%.

Ponto facultativo

O Governo do Distrito Federal (GDF) determinou ponto facultativo nesta terça-feira (6/9), véspera do desfile de 7 de Setembro. O Decreto nº 43.735/2022, assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), está publicado no Diário Oficial do DF de sexta-feira (2/9). A medida atinge a administração pública direta e indireta do Distrito Federal.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) também estendeu o ponto facultativo de 6 de setembro para os servidores da pasta. Na data, apenas as urgências e emergências irão funcionar normalmente.

Também haverá suspensão do expediente para as unidades administrativas dos órgãos e das entidades da administração pública federal localizadas na Esplanada nos Ministérios. De acordo com o texto, não haverá expediente em razão de medidas de segurança para a área.

A norma segue não sendo aplicada às áreas de fiscalização tributária, comunicação, assistência social e fiscalização de proteção urbanística, do consumidor e de limpeza urbana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?