metropoles.com

Hospital de Base faz força-tarefa para retomar quimioterapia no DF

Iges-DF negocia com fornecedores a normalização dos estoques de medicamentos necessários ao tratamento contra câncer

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Hospital de Base, administrado pelo Iges-DF
1 de 1 Hospital de Base, administrado pelo Iges-DF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) está montando um força-tarefa para retomar as sessões de quimioterapia no Hospital de Base (HBDF). A previsão é que o tratamento contra o câncer no hospital volte à normalidade a partir da próxima semana.

A medida foi anunciada no mesmo dia em que o Metrópoles denunciou a falta de medicamentos para o tratamento de pacientes com câncer na maior unidade hospitalar da capital do país. A compra dos fármacos está impedida como resultado da inadimplência do Iges-DF com fornecedores. A reportagem apurou que as faturas estão há pelo menos três meses sem pagamento, o que bloqueou novas aquisições.

Caso o atual cenário não seja revertido, há um risco iminente de desabastecimento de mais de 60% dos quimioterápicos dentro do estoque disponível no instituto que administra o HBDF.

Na tarde desta quinta-feira (22/10), o presidente do instituto, Paulo Ricardo Silva, se reuniu com fornecedores para normalizar os estoques de medicamentos do hospital. Ele explicou que, como todos os contratos estão sendo revistos, o estoque do Hospital de Base não foi reposto com regularidade. O problema, contudo, foi solucionado após negociação com duas empresas fornecedoras dos medicamentos, ressaltou.

“Nós próximos dias, teremos a entrega desses remédios. Faremos o reagendamento de todos os pacientes o mais rápido possível e vamos fazer uma força-tarefa, inclusive aos sábados, para atender os pacientes”, garantiu Paulo Ricardo Silva. (Com informações do Iges-DF)

0

Compartilhar notícia