metropoles.com

Hospital da Região Leste, no Paranoá, vai fazer endoscopia e colonoscopia

A unidade hospitalar do Distrito Federal terá novos serviços. Segundo a Secretaria de Saúde, o investimento chegou a R$ 2,8 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Agência Saúde DF
Hospital da Região Leste vai passar a oferecer endoscopia
1 de 1 Hospital da Região Leste vai passar a oferecer endoscopia - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, vai passar a oferecer exames de endoscopia e colonoscopia, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A pasta informou que R$ 2,8 milhões foram investidos para revitalizar a infraestrutura da unidade e melhorar o atendimento. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, fez uma visita técnica ao local, neste sábado (7/11).

Uma nova sala de endoscopia será inaugurada em breve, de acordo com a secretaria. O espaço tem banheiro e sala de limpeza. A estimativa é que 40 pacientes eletivos sejam atendidos por semana, desafogando a lista de espera na região.

Alas reformuladas

Inicialmente, contudo, só serão atendidos pacientes internados no HRL. Com a ala para endoscopia, a expectativa é de que haja redução do tempo de internação no hospital, já que haverá diagnóstico precoce e o enfermo não vai precisar ser levado a outra unidade para realizar o exame.

Outros espaços no HRL, como o Centro Obstétrico e as salas de pré-parto passaram por reforma. O Centro Obstétrico tem uma nova rede de gases medicinais e as unidades pré-parto foram pintadas com cores diferentes para humanizar o espaço.

“O local ainda foi readequado para abrir uma segunda sala de procedimentos obstétricos, que vai garantir mais celeridade às cirurgias eletivas reguladas, assim que retornarem”, disse a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Beviláqua.

O HRL também tem uma nova sala de tomógrafo, equipamento que chegou neste ano. Segundo a Secretaria de Saúde, a máquina oferece resultados mais rápidos, aumentando em 33% a oferta de exames. O uso será ampliado, por exemplo, para exames de angiocardiologia.

A unidade também conta agora com um jardim externo da maternidade. A varanda tem vista para o Lago Paranoá e uma fonte artificial.

Espaço Digital

Um ambiente informatizado chamado de Espaço Digital foi criado para acolhimento dos servidores da região leste que vão voltar às atividades após o período de isolamento social.

Profissionais da atenção primária, secundária e hospitalar poderão usar a estrutura, mediante agendamento, para realizar videoconferência, acessar computador e a rede Wi-Fi. A sala, que antes era usada para acomodar materiais inservíveis, tem televisão, webcam, 10 computadores e acesso à internet. (Com informações da Secretaria de Saúde)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?