Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Distrito Federal

Grass promete reajuste a professores e diz que Agnelo não será secretário

Em sabatina, candidato Leandro Grass citou propostas para professores e desmentiu informação sobre a presença de Agnelo em eventual governo

15/10/2026 12:15, atualizado 15/10/2026 12:35
Kebec Nogueira / Metrópoles
Leandro Grass

Em declaração durante sabatina no Jornal de Brasília nesta quinta-feira (15/10), quando se comemora o Dia do Professor, o candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) Leandro Grass (PT) afirmou que pretende tornar os docentes da rede pública do DF os mais bem pagos do país. Na entrevista, o petista também dirigiu críticas à governadora do DF e candidata à reeleição, Celina Leão (PP), e desmentiu a informação de que o ex-governador Agnelo Queiroz será secretário de Saúde, caso Grass seja eleito.

Segundo Grass, outras propostas voltadas à Educação do DF, como investimento em infraestrutura nas escolas, ampliação do ensino integral e ofertas de cursos profissionalizantes, irão auxiliar na valorização dos professores da capital.

“Quero colocar o professor do Distrito Federal como o mais bem pago do Brasil, o mais valorizado. Quero que as escolas públicas, e no meu governo assim será, tenham as melhores estruturas, quadra coberta, laboratórios, salas de dança, escolas bilíngues”, declarou.

O candidato ainda disse que suas melhorias propostas para Educação têm uma “diferença gritante” em relação ao que Celina tem proposto.

“Ela foi responsável por colocar o DF no último lugar do Ideb. Eu proponho valorizar o professor aqui, os profissionais da educação, a carreira PPGE [Políticas Públicas e Gestão Educacional]. Eu proponho implementar a escola integral em tempo integral. Sou eu que defendo a escola profissional em que o estudante saia com um curso, com uma certificação que já lhe permita ir para o mercado de trabalho”, acrescentou.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Grass nega que Agnelo será secretário da SES-DF

Durante a entrevista, Grass também rebateu informações sobre uma possível indicação do ex-governador do DF Agnelo Queiroz (PT) para comandar a Secretaria de Saúde em um eventual governo petista. O ex-governador do DF foi eleito deputado federal nas Eleições de 2026.

Segundo ele, é falsa a informação de que Agnelo assumiria o cargo. Além disso, Grass reafirmou que o ex-governador exercerá o mandato de deputado federal para o qual foi eleito. Ele atribuiu ainda o compartilhamento da notícia à atual governadora.

Troca de cor na campanha

Mais cedo, o candidato cumpriu agenda eleitoral em panfletagem na Rodoviária do Plano Piloto. Na ocasião, Grass comentou que a estratégia para segundo tem sido ampliar o diálogo com eleitores de diferentes partidos e espectros políticos, após ser questionado sobre mudança de identidade visual da campanha, que passou adotar a cor laranja em vez do vermelho.

Segundo o petista, o objetivo é ir além da base tradicional da esquerda e conquistar votos de eleitores que nunca apoiaram o PT, mas que se identificam com as propostas apresentadas por ele.

“A campanha cresceu, e agora é plural. É uma campanha de frente ampla, com representações de diversos partidos e pessoas. Gente que nunca votou no PT agora vai votar, que não é de esquerda, que é de direita, vai votar em mim por acreditar no nosso projeto”, declarou.

O candidato ao GDF cumprirá outros compromissos nesta quinta-feira (15/10).


Confira agenda completa:

  • 12h30 – Panfletagem IFB Campus Brasília;
  • 15h – Panfletagem no Setor Comercial Sul;
  • 17h – Gravação de vídeos;
  • 18h30 – Reunião com candidatos da coligação;
  • 20h30 – Panfletagem no Circuito Luar de Feiras – Parque da Cidade.