Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Distrito Federal

Grass diz buscar eleitorado de Arruda: "Há convergência nas propostas".

Declaração do candidato ao GDF pelo PT foi dada na manhã deste sábado (26/9); José Roberto Arruda teve a candidatura barrada pelo TSE

26/09/2026 12:33
Equipe de Leandro Grass/Reprodução
Leandro Grass em agenda em Ceilândia (DF)

Apostando em fazer uma campanha 100% nas ruas na reta final antes do primeiro turno, o candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) Leandro Grass (PT) sinalizou buscar o apoio do ex-candidato José Roberto Arruda (PSD), que teve a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também do eleitorado. O petista planeja incorporar propostas de Arruda e começou a conversar com aliados do ex-governador. O concorrente da esquerda comentou sobre o movimento durante uma carreata com aliados entre Taguatinga e Ceilândia, neste sábado (26/9).

“A gente sempre dialogou com todos os candidatos. O Arruda é uma pessoa que me respeitou muito ao longo da campanha. Tivemos bons debates. Tivemos ali uma troca de ideias. O Arruda foi governador. Tem experiência. É uma pessoa que conhece Brasília. E, na sua campanha, também apresentou propostas, que nós vamos incorporar e muitas que são iguais as nossas”, afirmou Grass.

Segundo Grass, um proposta de Arruda que será adotada em sua campanha é em relação à mobilidade urbana. “Com a ampliação dos trilhos do Metrô e o trem de superfície. Sem dúvida nenhuma há convergências. E o eleitorado vai perceber. Nesse momento agora é esticar na rua, encontrar o povo, convencer os indecisos“, pontuou.

“Pessoas que apoiavam o Arruda e agora querem nos apoiar têm conversado conosco. Tem candidatos distritais e federais, pessoas que estavam na mobilização da campanha que entendem que a nossa campanha agora é a que melhor representa a mudança“, revelou.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Segundo Grass, a campanha cresceu muito em Taguatinga e Ceilândia. Além de reforçar o comércio, a Educação e a Segurança, o petista planeja grandes investimentos na Saúde, caso ganhe a eleição, com as reformas dos hospitais regionais, construção de um novo hospital em Ceilândia, UPAs e policlínicas.

“O HRT e o HRC são dois hospitais que estão arrebentados”, criticou.

Apoio do PSD

O Partido Social Democrático (PSD) ainda não informou se pretende apoiar algum candidato após a impugnação de Arruda. Em nota encaminhada nessa quinta-feira (24/9), a sigla afirma que “os rumos do partido em relação à eleição deste ano no Executivo local serão decididos oportunamente”.

“A decisão será tomada após ouvirmos os candidatos aos cargos legislativos e os demais filiados, de forma democrática, como é costume de nossa legenda”, ressaltou em nota.

A governadora e candidata à reeleição do Governo do Distrito Federal (GDF), Celina Leão (PP), chegou a afirmar que uma eventual aliança com o PSD seria um movimento “natural”.

“O lado ideológico do PSD aqui em Brasília e no país é mais de direita, ficaria muito estranho. Acho que uma aliança natural seria comigo, e não com a esquerda. Nessa reta final, é muito importante esse apoio. Eu conheço todos lá”, disse.

No dia em que anunciou que não iria recorrer da decisão do TSE, Arruda afirmou que não irá apoiar, até o momento, nenhum dos postulantes ao Palácio do Buriti. “Há nos subterrâneos algumas disputas não republicanas, mas respeito Paula Belmonte (PSDB), Kiko Caputo (Novo), Ricardo Cappelli (PSB) e Leandro Grass (PT)”.