metropoles.com

Golpe do “Instagram hackeado” fez, ao menos, 271 vítimas no DF em 2021

Eletrodomésticos e eletrônicos são divulgados por preço bem baixo para chamar a atenção de seguidores, que fazem Pix para assegurar a compra

atualizado

Compartilhar notícia

Solen Feyissa/Unsplash
instagram
1 de 1 instagram - Foto: Solen Feyissa/Unsplash

Criminosos estão aplicando um novo tipo de golpe na internet. Após hackearem e invadirem contas do Instagram, os golpistas anunciam eletrodomésticos e eletrônicos e conseguem induzir seguidores a fazerem transferências por Pix, numa falsa negociação de compra e venda. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) registrou, só em dezembro de 2021, 164 boletins de ocorrências relacionados ao crime de estelionato praticado na internet. O número é 198,1% maior se comparado com os casos apurados em novembro pela PCDF, quando 55 boletins de ocorrências foram confeccionados.

Hackers invadem Instagram de médico e fazem R$ 20 mil em golpes no DF

As informações foram levantadas pela Divisão de Análise Técnica e Estatística (Date) da corporação, com base nas palavras-chave “Instagram hackeado” e “Instagram clonado”. Todas as ocorrências dizem respeito à venda de móveis, eletrodomésticos e roupas. No primeiro semestre de 2021, nove casos do tipo foram registrados no DF. Na segunda metade do ano, 262 boletins foram confeccionados pela PCDF, que passou a investigar os acontecimentos.

0

A comerciante Paloma Rebeca Siqueira da Silva, 21 anos, é uma das vítimas dos golpistas. A jovem teve o perfil invadido na quarta-feira (2/2), ao acreditar que teria sido escolhida para participar de um sorteio que valia uma visita grátis a um dos hotéis mais caros de Brasília.

Um perfil falso do hotel mandou mensagem para avisar do sorteio e pediu o telefone da jovem. Depois disso, o golpista avisou que chegaria um SMS no telefone de Paloma e pediu que ela colasse o link da mensagem no chat.

Ao passar o link para o suposto hotel, a moradora de Ceilândia perdeu o acesso ao perfil. “Fiquei empolgada com a possibilidade de ganhar o sorteio e passar a lua-de-mel no hotel. Passei o link que me enviaram e infelizmente caí no golpe”, lamenta Paloma.

Cerca de 11 minutos depois de perder o acesso ao perfil, o golpista já estava usando a conta de Paloma para postar foto das promoções fraudulentas.

O crime

Com acesso total à conta hackeada, os bandidos fazem Stories se passando pelo dono do perfil e anunciam a venda de celulares, máquinas de lavar, geladeiras, televisões, sofás e outros produtos por preços muito baixos.

Impressionados com os descontos, os seguidores, por meio de mensagem privada, entram em contato com o anunciante, que, com bastante lábia, convence a vítima a fazer uma transferência via Pix para reservar o produto, que nunca é entregue. Após a vítima efetuar o pagamento e enviar o comprovante, o golpista bloqueia o comprador.

O golpe tem feito diversas vítimas na rede social, além de lesar a imagem do dono do perfil, que teve a conta roubada por criminosos.

“Esqueci minha senha”

O link que chega no SMS é enviado pelo Instagram por meio da função “esqueci minha senha”. Com ele, o criminoso consegue redefinir as credenciais e tomar o perfil.

O caso também aconteceu com a advogada Vitória Lopes, 26. A mulher ficou assustada ao receber mensagens de um colega informando que queria comprar o celular que ela estaria anunciando no Instagram.

“Estranhei, porque eu não tinha anunciado nada. Aí tentei entrar no meu Instagram e não consegui. Quando entrei no meu e-mail, percebi que o golpista tinha removido o e-mail da conta e alterado o número de telefone, com isso ele impossibilitava que eu recuperasse minha conta”, explicou.

0

A jovem chegou a divulgar em outras redes sociais que a conta havia sido hackeada e não era para ninguém realizar transferências, pois se tratava de um golpe. Mesmo assim, três colegas de Vitória fizeram Pix para reservar eletrônicos.

“Mandei vários e-mails para o suporte do Instagram e do Facebook e nenhum teve resposta. Fiz reclamação no Reclame Aqui contra o Instagram e Facebook, mas também não tive resposta. É um transtorno, que só sabe quem passa”, lamenta.

Como se proteger

O advogado Wesley Lima Verde alerta que os usuários devem ficar atentos aos indícios de golpe. De acordo com ele, pedidos de transferências para contas desconhecidas e situações suspeitas de urgência e ofertas imperdíveis são fatores que devem deixar os usuários atentos.

“Em caso de pedido de empréstimos, ajuda financeira ou mesmo transferência, convém sempre verificar os dados da conta do solicitante. Para o golpe funcionar, os criminosos tentam simular situações de urgência. Isso impede que a vítima tenha tempo de raciocinar e discernir, justamente porque se ela pensar um pouco mais, não cairá no golpe”, explica Wesley.

Além disso, o profissional destaca que as redes sociais podem ser protegidas por meio de autenticações em dois fatores, verificações de seguranças, senhas fortes, atualizações de softwares e antivírus ativos no navegador de internet.

O que diz o Instagram

Em nota ao Metrópoles, o Instagram alega que trabalha na implementação de recursos capazes de barrar o acesso de hackers a contas de terceiros, bem como em ferramentas e processos para a recuperação de contas da plataforma.

A empresa lembra que qualquer pessoa que tiver acesso ao e-mail e/ou telefone cadastrado em uma conta do Instagram poderá ter acesso a ela. Assim, é importante se certificar de que a conta de e-mail vinculada à rede social esteja segura e que a autenticação de dois fatores do Instagram esteja ativada. 

Veja o passo a passo para recuperação da conta:

  1. Verifique se há uma mensagem do Instagram na sua conta de e-mail: Se você recebeu um e-mail de security@mail.instagram.com informando que seu endereço de e-mail foi alterado, poderá desfazer a ação usando a opção “reverter essa alteração” na mensagem do e-mail.  Por isso é importante sempre manter seu e-mail e telefone atualizados.
  2. Se outras informações também foram alteradas (por exemplo, sua senha) e não foi possível reverter seu endereço de e-mail, solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram: na tela de login, toque na opção Obter ajuda e clique em Entrar.
  3. Se não você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível solicitar suporte (toque em “Precisa de mais ajuda?“).
  4. Para recuperar a conta, será necessário um endereço de e-mail seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um e-mail do Instagram com as próximas etapas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?