Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

GDF divulga tabela do IPVA 2022 com correção de 10,4%. Confira valores

Publicação no DODF apresenta a tabela com o valor de cada veículo na capital do país nos últimos 15 anos. A primeira parcela vence em 21/02

Daniel Ferreira/Metrópoles
GDF divulga tabela do IPVA 2022 com correção de 10,4%. Confira valores

Após projeto de lei ser aprovado na Câmara Legislativa do DF (CLDF), o governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou, nesta quinta-feira (30/12), o decreto que estabelece a correção de 10,42%  para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 na capital do país.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A publicação no Diário Oficial Extra do DF (DODF) apresenta a tabela com o valor de cada veículo na capital do país nos últimos 15 anos.

De acordo com calendário definido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), a primeira parcela do tributo vencerá em 21 de fevereiro de 2022. Quem optar por quitar o imposto de uma só vez também tem até essa data para pagar o boleto.

Aqueles que optarem pelo parcelamento, poderão dividir o imposto em até 6 vezes. Até agora, era possível dividir o pagamento em até três vezes.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Contribuintes que efetuarem o pagamento no valor integral até a data do vencimento da cota única terão desconto de 10%. Com aprovação na CLDF, houve ampliação no desconto concedido, de 5% para 10%. Os proprietários de veículos elétricos e híbridos no Distrito Federal estão isentos do pagamento do IPVA.

A correção é menor do que os 22% inicialmente previstos pelo GDF. Ela foi negociada pelos deputados distritais, que conseguiram que o governo concordasse em alterar o percentual.

O texto original do projeto previa que a base de cálculo do IPVA fosse a tabela de preços da Fipe.

Após longo debate no plenário, deputados conversaram com o governo, que concordou em fixar o reajuste do imposto com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), registrado em 10,42%. Este foi o mesmo percentual de reajuste utilizado no cálculo do IPTU para o próximo ano.

GDF divulga tabela do IPVA 2022 com correção de 10,4%. Confira valores - destaque galeria
3 imagens
Detran pede que motoristas evitem a EPTG nesta sexta
Os proprietários de veículos elétricos e híbridos no Distrito Federal estão isentos do pagamento do IPVA
IPTU e IPVA podem ter desconto de 10% para quem pagar à vista em 2022
1 de 3

IPTU e IPVA podem ter desconto de 10% para quem pagar à vista em 2022

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Detran pede que motoristas evitem a EPTG nesta sexta
2 de 3

Detran pede que motoristas evitem a EPTG nesta sexta

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Os proprietários de veículos elétricos e híbridos no Distrito Federal estão isentos do pagamento do IPVA
3 de 3

Os proprietários de veículos elétricos e híbridos no Distrito Federal estão isentos do pagamento do IPVA

Felipe Menezes/Metrópoles

Neste ano, do total de 1,330 milhão de veículos existentes no Distrito Federal com ano de fabricação após 2006, foram enviados 1,267 milhão de carnês de IPVA, segundo a Secretaria de Economia.

Veja o calendário completo para o pagamento do IPVA/2022: