Família faz campanha para doação de medula a menino de 2 anos

Daniel Guimarães Câmara, 2 anos, recebeu na última sexta (26/11) a notícia para o tratamento contra a leucemia que já enfrenta há 1 ano

atualizado 01/12/2021 16:44

bebe leucemiaReprodução/Instagram

Há cerca de um ano, a família de Daniel Guimarães Câmara, de 2 anos, iniciou uma luta contra a leucemia linfoide aguda subtipo T, categoria rara da doença. Com a ajuda da quimioterapia, houve uma certa melhora no quadro, mas na última sexta-feira (26/11) mais um desafio foi imposto a essa dura caminhada: com a piora no estado de saúde da criança, será necessário um transplante de medula.

“A gente caiu do trigésimo andar”, é como a mãe Thirzzia Guimarães, 41 anos, descreve o choque da notícia. Após diversas etapas de quimioterapia, o resultado dos exames acusava a presença de células doentes na medula e no líquor, um líquido presente no Sistema Nervoso Central do garoto. “Ele estava respondendo muito bem ao tratamento”, conta.

0

Mãe de primeira viagem, a servidora pública conta que o garoto passará por outra etapa de quimioterapia a fim de se preparar para o transplante. “Dia 23 de dezembro ele vai fazer outro exame para ver se a doença foi controlada. Caso dê positivo, vamos correr para São Paulo para ver se existe alguém mais compatível que nós [os pais]”, detalha.

O processo de busca de doador ocorre de forma informatizada através do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). O médico insere os dados do paciente que precisa de transplante e o exame de histocompatibilidade (HLA) ─  responsável pela identificação das características genéticas de cada indivíduo ─ e inicia a procura no banco de nomes do Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Concluídas as buscas, a pessoa então é contatada e questionada se prosseguirá com a doação.

Como forma de ampliar as buscas por novos doadores, amigos da família criaram uma página no Instagram. O cadastro para se tornar um doador de medula óssea é realizado nos Hemocentros Regionais e pode ser agendado pelo site da Fundação Hemocentro de Brasília.

Mais lidas
Últimas notícias