metropoles.com

Complexo hospitalar do estado de São Paulo realiza o maior número de transplante alogênicos de medula óssea no país, em 2020

TMO da Funfarme, em S. J. Rio Preto, foi o que mais fez transplantes alogênicos de medula no país e o terceiro considerando-se todas as modalidades do procedimento.

atualizado

Compartilhar notícia

O Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) da Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (SP), Funfarme, que administra o Hospital de Base (HB), Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e demais unidades do complexo, foi o centro de saúde que mais realizou transplantes do tipo alogênico, ou seja, quando as células do tecido vêm de um terceiro (doador) e são transplantadas no paciente. A outra modalidade acontece quando as células saudáveis da medula são tiradas do próprio paciente e reinfundidas nele, novamente, processo chamado de transplante autólogo. Considerando-se as duas formas de procedimento, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), a Fundação foi a terceira instituição que mais transplantou, ficando atrás de entidades de Jaú (SP) e Recife (PE).

Ao todo, em 2020, de acordo com levantamento do RBT, foram 158 procedimentos na Fundação, destes 126 foram do tipo alogênico e 32 feitos do paciente para ele próprio. Já no total, o complexo ficou apenas atrás do Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, interior de São Paulo, que realizou 169 (100 alogênicos e 69 autólogos), seguido do Real Hospital Português, em Pernambuco, com 163 (75 com doador e 88 do paciente).

O chefe do Serviço da TMO da Fundação, Dr. João Victor Piccolo Feliciano, atribuiu esta conquista ao aumento progressivo, nos últimos anos, da demanda e pela estruturação da equipe. “Muitos serviços importantes tiveram paradas temporárias e redução do número de leitos devido à pandemia, o que tornou a Funfarme um dos principais parceiros do Ministério da Saúde na regulação destes casos. Com adaptações nas rotinas e fluxos de atendimento, conseguimos manter funcionamento e a assistência, em nossa unidade, por completo em 2020. E, mesmo com a pandemia, oferecemos segurança para os pacientes, acompanhantes e colaboradores quanto à exposição ao novo coronavírus”, conclui o chefe da TMO.

O paciente João Paulo Enrique Vila, de 24 anos, teve a vida transformada há pouco menos de 7 meses, quando recebeu do pai, Luis Enrique Vila, a medula. “A esperança se renova neste momento. Agora, é só seguir em frente. Só tenho a agradecer pelo atendimento do HB, que é referência e me sinto totalmente acolhido aqui”, agradeceu o paciente.

A modalidade de transplante feita em João Paulo, chamada de haploidêntica, vem mostrando-se uma alternativa muito eficiente para os pacientes que precisam do transplante para sobreviver. “Quando falamos deste tipo, estamos falando que doador e receptor têm 50% de compatibilidade. Este método, já fundamentado na literatura médica, tem sido bastante usado em outros países e no Brasil e tem apresentado resultados eficazes. Temos pacientes totalmente curados de leucemia e/ou de linfoma de Hodgkin após passar por este tipo de transplante. Assim, a espera pelo procedimento diminui e muitas vidas são salvas”, explica o Dr. João Victor Piccolo Feliciano.

Já o caso da paciente Maria Júlia Mariano Lopes, de 9 anos, conhecida por Majú, é um pouco diferente. Ela passou por um transplante, com 100% de compatibilidade, há 5 meses, e recebeu a medula do irmão. De lá para cá, tem feito visitas semanais ao Setor de TMO Pediátrico do HCM. Ela se diz muito feliz e agradecida a todos “tios e tias” que têm cuidado dela e diz que não tem medo de ir com frequência ao hospital, “porque tudo é muito seguro e limpinho”, relata Majú.

 

Website: https://www.hospitaldebase.com.br/noticia/servico-de-transplante-de-medula-ossea-da-funfarme-realiza-o-maior-numero-de-procedimentos-alogenicos-no-pais-em-2020

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?