metropoles.com

Estudantes dão “abraço coletivo” contra corte de verbas no IFB

Como o Metrópoles mostrou, após bloqueio de R$ 10,8 milhões, o Instituto Federal de Brasília suspendeu novos editais de pesquisa

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Metrópoles
Abraco no IFB
1 de 1 Abraco no IFB - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

A tesourada na verba do Instituto Federal de Brasília (IFB) fez com que estudantes promovessem uma manifestação na tarde desta terça-feira (14/05/2019). Virados para a L2 Norte, eles protestaram aos gritos de “Tira a mão do meu IF”. Chegaram a interditar a via por alguns minutos, mas depois liberaram o trânsito. Após isso, deram um abraço coletivo na unidade da Asa Norte.

O reitor do IFB, Wilson Conciani, agradeceu a presença dos manifestantes e defendeu a recomposição das verbas cortadas. “Contamos com vocês para que essa situação se reverta e que o instituto possa ser aquilo que a população espera, formando profissionais para nosso país”, destacou.

Entre os estudantes, o clima é de apreensão. Vanessa Santos, 18 anos, é aluna de letras português no campus do IFB em Sobradinho e foi até a unidade de Brasília para participar do ato. “Acho importante lutar por isso. Estou esperançosa, mas com medo.” Vanessa contou que tem colegas bolsistas que estão sem saber o que fazer. “Essas pesquisas trazem bastante resultado para a gente”, ressaltou.

Para o estudante Widson Lyncon, 26, o corte também colocará alunos de baixa renda em uma situação difícil. “Afeta muitos estudantes carentes”, destacou o jovem, que estuda tecnologia em eventos na instituição.

Segundo a aluna Letícia Pinheiro, 30, a notícia do contingenciamento provocou uma mobilização diferente no IFB. “O instituto não era tão articulado. Essa manifestação dos alunos mostra que a gente não está compactuando com essa conduta do ministro da Educação. Acreditamos que cortes não são a solução”, conta a moça, que também estuda tecnologia em eventos.

0

Como o Metrópoles mostrou nesta terça-feira (14/05/2019), após identificar bloqueio de R$ 10,8 milhões, o Instituto Federal de Brasília suspendeu novos editais de pesquisa aplicada que contribuiriam com desenvolvimento da economia local, bolsas de iniciação científica para o segundo semestre e a participação dos alunos em visitas técnicas e eventos. O valor do contingenciamento corresponde a 36,5% do orçamento previsto para 2019.

Segundo o IFB, a redução nos valores previstos para despesas “inviabiliza o funcionamento” nos próximos meses. Além disso, acrescenta, vai “resultar no cancelamento de ações programadas, especialmente nas áreas de pesquisa, inovação e extensão, comprometendo por consequência a qualidade de ensino”. Com 10 campi, o instituto tem 20 mil estudantes em 48 cursos técnicos, 25 superiores, quatro pós-graduações, mais de 50 cursos de formação inicial e continuada, além de 78 grupos de pesquisa.

O ato também contou com a presença de alunos de outras instituições de ensino, como a Universidade de Brasília (UnB), e de parlamentares, como Erika Kokay (PT), Fábio Felix (PSol), Chico Vigilante (PT), Arlete Sampaio (PT), Reginaldo Lopes (PT) e Airton Luiz Faleiro (PT- PA).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?