metropoles.com

Estrutural ultrapassa o Lago Sul e se torna a cidade com maior incidência de Covid-19

A cidade concentra 723,42 casos para cada 100 mil habitantes. Em números absolutos, são 266 infectados e quatro mortes confirmadas na RA

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Fila para teste rápido na Estrutural
1 de 1 Fila para teste rápido na Estrutural - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O último boletim do novo coronavírus divulgado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) mostra que a Estrutural é a região administrativa com a maior incidência de casos de Covid-19. A proporção é de 723,42 ocorrências para cada grupo de 100 mil habitantes. Em números absolutos, são 266 infectados e quatro mortes confirmadas na localidade considerada uma das mais carentes da capital.

Até o relatório divulgado na quinta-feira (04/06), esse ranking era encabeçado pelo Lago Sul, que tem média de 712,40 a cada 100 mil moradores . No entanto, na sexta-feira (05/06), a Estrutural assumiu a primeira posição entre os casos proporcionais.

Quando a análise passa a ser a quantidade total de doentes, Ceilândia lidera disparada, com 1.565 testes positivo e 39 óbitos.

Veja o quadro:

Boletim Covid-19 4 de Junho by Metropoles on Scribd

0

A administradora da creche Associação Esperança, no Setor de Chácaras Santa Luzia, Nazaré Almeida, 56, demonstra preocupação com o crescimento do número de casos na Estrutural.

“É preocupante porque estamos em uma área de vulnerabilidade. A transmissão do vírus é muito fácil. As pessoas não têm condições e a dificuldade de acesso aos serviços de saúde e saneamento contribui para o avanço do vírus”, diz.

Segundo a moradora da mesma região, a diarista Ana Maria Peixoto, 25, a testagem rápida está sendo feita, mas nem todos conseguem senha para fazer o exame.

“Já levei meus filhos e não conseguimos. Também não é difícil ver pessoas na rua que não respeitam o isolamento. Isso pode espalhar ainda mais a doença”, opina.

O outro lado

A Secretaria de Saúde (SES-DF) informou estar atenta à situação epidemiológica da Estrutural e a testagem itinerante tem justamente o intuito de isolar precocemente os casos contaminados a fim de minimizar a transmissão da doença.

“A SES-DF tem capacidade técnica e de insumo para o diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento dos casos na cidade”, diz trecho do texto.

Ainda de acordo com a pasta, durante a testagem a população recebe orientações quanto às medidas de prevenção. Paralelo a isso, o GDF tem realizado ações no sentido de orientar o uso de máscara.

Na Estrutural, aos exames rápidos começaram em 25 de maio e já foram testados 3.395 moradores, com 599  resultados positivos para Covid-19.

Painel

Em todo o DF, a quantidade de pessoas infectadas é de 14.208. Entre os doentes, 7.336 se recuperaram. O número de óbitos provocados pela Covid-19 na capital do país chegou a 186.

Se somados os residentes de outras unidades da Federação que foram internados e morreram no DF, os óbitos chegam a 202.

Os dados são do Painel Covid-19, alimentado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A página foi atualizada às 18h06.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações