Bombeiros combatem incêndio no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

Até agora, pelo menos 6 mil hectares de vegetação foram consumidos pelas chamas

Corpo de Bombeiros de Goiás/DivulgaçãoCorpo de Bombeiros de Goiás/Divulgação

atualizado 29/09/2019 9:37

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Uma força-tarefa composta pelo Corpo de Bombeiros do estado de Goiás, brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) atuam no local. As chamas destruíram cerca de 6,5 mil hectares de vegetação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Goiás, os militares estão trabalhando desde sexta-feira (27/09/2019) na região, que fica no Entorno do Distrito Federal e é considerada um dos destinos turísticos dos brasilienses. Pelo menos quatro aviões e um helicóptero sobrevoam a área para tentar debelar o fogo.

Ainda segundo a corporação, os focos que estavam na região do Sertão Zen, Vale Dourado e Tocantizinho foram combatidos e extintos. “A chuva caiu em alguns locais isolados, mas insuficiente para o combate às chamas”, destacou o Corpo de Bombeiros, em sua página no Facebook.

Uma das maiores dificuldades, segundo os militares, é a grande extensão das áreas atingidas pelo fogo e o terreno acidentado. “Existe ainda, uma linha de fogo (aproximadamente 8 km) na região do Rio dos Couros. No início desta manhã de sábado, o helicóptero Bombeiro 01 realizou sobrevoo na área que ainda continua com a linha de fogo e está transportando equipes de bombeiros e brigadistas”, informou a corporação.

A Delegacia Estadual do Meio Ambiente foi acionada para investigar as causas e achar os possíveis incendiários. O Instituto Chico Mendes comunicou que a Operação Alto Paraíso segue em seu sétimo dia de combate aos incêndios no parque, na região do Sertão Zen, extinto nessa sexta (27/09/2019), e na Serra da Boa Vista/Rio dos Couros, fora do Parque Nacional.

Ainda segundo o ICMBio, o fogo atingiu, “até o momento, aproximadamente 3.000 hectares no interior do parque e mais 3.500 hectares no entorno. O parque possui uma área de 240.586,56 hectares”.

Últimas notícias