*
 

Dois focos de incêndio farão com que a Chapada dos Veadeiros, um dos destinos mais procurados pelos brasilienses, fique fechada nesta quinta-feira (12/10), feriado de Nossa Senhora Aparecida. Segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio), que administra a região, o parque poderá ser reaberto na sexta (13), caso as chamas sejam debeladas.

De acordo com o ICMBio, há 25 pessoas, entre brigadistas do órgão e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), atuando no combate ao fogo próximo a Alto Paraíso. Já na região de São Jorge, outros 20 profissionais do ICMBio trabalham para conter as chamas. As equipes ainda contam com o apoio da Prefeitura de Alto Paraíso e de voluntários.

Na quinta (11), dois aviões-tanque (que lançam água sobre a vegetação em chamas) e um caminhão de apoio ajudarão no combate ao incêndio.

Segundo o ICMBio, o fogo não chegou à área de visitação pública. No entanto, o parque será fechado por uma questão de segurança. “Não podemos colocar em risco a segurança das pessoas”, afirma o chefe da unidade de conservação, Fernando Tatagiba.

Ainda de acordo com o órgão, vários atrativos fora do parque não foram afetados e estarão abertos durante todo o feriado prolongado.

 

 

COMENTE

Incêndiochapada dos veadeirosicmbio
comunicar erro à redação