Eleitores sem biometria podem votar nas eleições de 2026
Embora não seja obrigatória, biometria agiliza votação. Eleitores sem cadastro vão ter que assinar caderno de votação e mostrar documentos
atualizado
Compartilhar notícia

Eleitores que ainda não fizeram o cadastro da biometria vão poder votar nas próximas eleições, desde que estejam com a situação regularizada junto à Justiça Eleitoral.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), a grande maioria dos eleitores sem biometria é formada por pessoas que tentaram realizar o cadastro no período entre 2020 e 2022, quando houve a suspensão da coleta por causa da pandemia de Covid-19.
“Eleitores que tiraram ou regularizaram o título nesse período, mas ainda não cadastraram a biometria, continuam aptos a votar no próximo pleito”, esclarece o TRE-DF.
Embora a biometria não seja obrigatória, ela agiliza o processo no dia da votação. Eleitores sem o cadastro digital vão precisar assinar o caderno de votação e apresentar documentos físicos para comprovar a identidade.
Para realizar o cadastramento biométrico, o eleitor deve comparecer a uma das unidades de atendimento da Justiça Eleitoral.
Confira os locais de atendimento do TRE-DF
- Ceilândia: cartório eleitoral de Ceilândia Centro, na QNM 12, via NM 12 A, lotes 02/04
- Gama: cartório eleitoral na área especial 11, Setor Central do Lado Leste
- Lago Sul: cartório eleitoral na SHIS QI 12, Lote I
- Planaltina: posto eleitoral, no Setor Aministrativo, fórum do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT)
- Plano Piloto: Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), no edifício-sede do TRE-DF, SIG Quadra 2 Lote 6
- Plano Piloto: posto eleitoral Na Hora, na plataforma inferior da Rodoviária de Brasília
- Sobradinho: cartório eleitoral na Quadra 7, área reservada 1
- Taguatinga: cartório eleitoral na área especial 7, setor G Norte
Caso opte por fazer o cadastro sem marcação de horário, a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizada na sede do órgão no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), é a única unidade que realiza o serviço sem a necessidade de agendamento prévio.
Para confirmar o status do seu título de eleitor, o cidadão deve consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Vale ressaltar que a reta final de regularização é na quarta-feira (6/5).

