metropoles.com

Fachin se reúne com representante do Telegram no TSE

Aplicativo de mensagens fechou em maio um acordo com o tribunal para combater desinformação durante as eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Nelson Jr./SCO/STF
Fachin, que é relator do processo, também pediu manifestações da Procuradoria-Geral da República e da Advocacia-Geral da União
1 de 1 Fachin, que é relator do processo, também pediu manifestações da Procuradoria-Geral da República e da Advocacia-Geral da União - Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, se encontra no fim da tarde desta segunda-feira (6/6) com um representante do aplicativo Telegram. A reunião ocorre após um acordo firmado entre o tribunal e a rede social para combater a divulgação de notícias falsas durante as Eleições de 2022.

De acordo com informações do TSE, o encontro é uma “visita institucional” de um representante da empresa, contudo, não teve o nome divulgado.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, em março, que o aplicativo de mensagem fosse bloqueado caso não atendesse às determinações da Justiça. Para evitar a sua suspensão, o Telegram cumpriu as exigências judiciais determinadas pelo STF e designou o advogado Alan Campos Elias Thomaz, especialista em direito digital, para ser seu representante legal no Brasil.

Ao STF, o Telegram afirmou que passará a monitorar diariamente os 100 canais mais populares da rede no país e que irá marcar como “imprecisas” mensagens suspeitas.

Em maio, a plataforma e o TSE assinaram um acordo para combater a disseminação de notícias falsas no aplicativo. Com a resolução, o Telegram anunciou que abrirá um canal para reconhecimento de denúncias e para divulgação de informações relevantes sobre as eleições deste ano. Além disso, o aplicativo se comprometeu a realizar uma investigação interna para averiguar perfis que vão contra as políticas da plataforma.

No início do ano, o TSE havia firmado acordos com outras plataformas digitais para combater a disseminação de informações falsas durante as eleições deste ano. Entre as redes está o Twitter, TikTok, Facebook, Google, Instagram, YouTube e Kwai.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?