metropoles.com

Tribunal de Contas derruba liminar e GDF pode mudar Escolas Parque

Se comprovar que tem estrutura, governo poderá implementar as mudanças que reduzem o atendimento dos centros de ensino

atualizado

Compartilhar notícia

SEDF/Divulgação
escolas-parque
1 de 1 escolas-parque - Foto: SEDF/Divulgação

O Plenário do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) derrubou liminar da própria Corte que impedia o GDF de realizar mudanças nas Escolas Parque. Assim, a Corte decidiu que, se a Secretaria de Educação do DF comprovar, num prazo de 60 dias, que as Escolas Parque têm estrutura suficiente para aderir ao Programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação, a pasta local terá autorização para implementar as mudanças.

O Tribunal decidiu, porém, manter um item da antiga liminar, de 3 de janeiro, que autorizava a realização de inspeção na Secretaria de Educação para analisar os documentos referentes ao processo de adesão ao programa federal. O corpo técnico do TCDF também vai avaliar o critério de inclusão e exclusão de unidades de ensino no programa.

Entenda
Atualmente, as Escolas Parque oferecem, uma vez por semana, atividades como artes, música, natação e educação física para cerca de 3,9 mil alunos matriculados no ensino fundamental da rede pública. No entanto, a Secretaria de Educação quer, com o Programa Novo Mais Educação, mudar a maneira do atendimento, com a justificativa de que aumentará o ensino integral em mais escolas.

O problema é que, com isso, o número de crianças atendidas nos projetos culturais cairá de 3,9 mil para 2,8 mil, e a quantidade de Escolas Classe com aulas também nas Escolas Parque seria reduzida de 38 para 17.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações