metropoles.com

Professores da UnB fazem assembleia e aprovam indicativo de greve

Assim como os estudantes, docentes se posicionam contra a proposta que estabelece teto dos gastos públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: null

Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (8/11), os professores da Universidade de Brasília (UnB) decidiram, por 291 votos a favor e 215 contra, pelo indicativo de greve. Assim, na sexta-feira (11), novo encontro, às 9h, vai determinar os rumos do movimento. Além disso, os docentes da UnB decidiram apoiar a ocupação dos alunos da instituição de ensino.

Desde o dia 31 de outubro, estudantes ocupam a reitoria do campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, e outras dependências da universidade, além dos campi de Ceilândia e Planaltina. Eles são contrários à Proposta de Emenda à Constituição 55 (antiga PEC 241), que estabelece um limite para os gastos públicos, incluindo os de educação, pelos próximos 20 anos. Essa também é a reivindicação dos professores.

Se optarem pela greve, os docentes se juntarão aos servidores técnico-administrativos da UnB, que paralisam suas atividades no último dia 24, também pelo mesmo motivo. No entanto, na sexta-feira (11) e no dia 25 de novembro, os professores já optaram por participar da greve geral do país, convocada pelas centrais sindicais contra a “retirada de direitos dos trabalhadores imposta pelo governo Michel Temer”.

Procurada pela reportagem, a UnB informou que não pode se posicionar “porque ainda está sendo averiguado os detalhes da deliberação”. “Lembrando que a reitoria está ocupada pelos estudantes e isso tem dificultado a obtenção de informações”, destaca a nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?