metropoles.com

Movimento Ocupa UnB explica por que ocupar a Universidade de Brasília

Ocupação não é invasão. O movimento segue deliberação coletiva e promove diariamente atividades abertas

Autor Ocupa UnB

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal
DCE UnB
1 de 1 DCE UnB - Foto: Arquivo pessoal

A conjuntura política do país é marcada por ataques à Constituição, à liberdade de expressão, à democracia e aos direitos sociais — que, segundo ela própria, devem ser garantidos pelo Estado.

O rolo compressor é sintetizado por três propostas: o Projeto de Lei “Escola Sem Partido” — na verdade, a escola de um partido só —, a Medida Provisória da reforma antidemocrática do Ensino Médio e a Proposta de Emenda Constitucional 55 — antiga 241, já conhecida popularmente como “PEC do Fim do Mundo”.

Já são mais de 1 mil escolas e 150 universidades ocupadas no Brasil contra os projetos. Seguindo o movimento, os estudantes da UnB aprovaram, em histórica assembleia, realizada na última segunda-feira (31/10), com quase 1,5 mil pessoas, a ocupação da reitoria da universidade. Desde então, pelo menos outros sete institutos foram ocupados a partir de outras reuniões dos próprios cursos.

Ocupação não é invasão. O movimento segue deliberação coletiva e promove diariamente atividades abertas, como aulas públicas, atividades culturais e oficinas dos mais diversos temas, sejam eles acadêmicos, sejam sobre os temas políticos do movimento.

Nosso objetivo é um só: derrotar os projetos que retiram direitos sociais. Para isso, ocupamos, nos manifestamos no Congresso e negociamos as pautas. A história prova que movimentos organizados podem garantir vitórias e barrar retrocessos.

Quem disse que sumiu? Aqui está presente o movimento estudantil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?