metropoles.com

Escola do DF abre matrículas após demitir todos os professores

Sindicato afirma que cerca de 200 profissionais foram demitidos em dezembro e não houve contratações no Colégio Marechal Duque de Caxias

atualizado

Compartilhar notícia

glasses on pile of books
1 de 1 glasses on pile of books - Foto: null

O Colégio Marechal Duque de Caxias (CMDC), com 12 unidades espalhadas pelo Distrito Federal, começa o ano com matrículas abertas para 2020 apesar de não ter docente algum contratado, segundo o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF). O caso seria uma reação à greve dos discentes da instituição no mês de dezembro.

De acordo com o diretor jurídico da entidade que representa os educadores, Rodrigo de Paula, foram quase 200 educadores demitidos, mesmo com salários atrasados, e ainda não há movimentação para novas contratações. “Já deviam os meses de novembro e dezembro, além do 13º salário e, quando mandaram embora, não pagaram rescisão. Pior que até agora não chamaram ninguém”, reclama.

Para o representante do sindicato, a situação será ainda pior que a da Rede Alub, que fechou as portas no fim do ano passado. “Lá conseguiram, pelo menos, terminar o ano letivo. A perspectiva agora é que nem comece. Acho que vão dar o calote em todo mundo”, diz.

Quem pode sair prejudicado são os alunos e responsáveis, como Amilton Capistrano, 53 anos. Ele é pai de uma criança que está prestes a iniciar o 5º ano do ensino fundamental no Colégio Madre Blandina, arrendado pelo CMDC no começo de 2019, e renovou a matrícula em dezembro.

“Cheguei a conversar com alguns professores e eles disseram que estavam confiantes na resolução dos problemas. No fim do ano passado, fui pego de surpresa com a notícia da demissão em massa”, conta.

Sem receber notícias da escola, ele diz que passará a monitorar a situação de perto para resolver se mantém o filho na unidade ou realiza a transferência. “A gente já pagou a matrícula, então pedir o estorno. Já estou monitorando outras escolas. Vamos ver como será”, avalia.

Reprodução/Facebook
Escola divulga que está com matrículas abertas
Versão oficial

Acionada, a Secretaria de Educação (SEE) informou que o processo de credenciamento da unidade da Asa Sul está em análise pelo Conselho de Educação do Distrito Federal, “ainda sem autorização ou indeferimento”. Já o credenciamento da unidade da Asa Norte, afirmou, “foi indeferido na último reunião do Conselho em 2019”.

A pasta disse ainda que está comunicando “todos os órgãos responsáveis para que as providências sejam tomadas” e lembrou que documentos emitidos por instituições sem o credenciamento não possuem validade, ou seja, o ano letivo pode não ser considerado. As outras unidades da CMDC possuem autorização por terem sido arrendadas.

A lista de todas as escolas credenciadas pela Secretaria de Educação é pública e pode ser conferida por meio deste link.

O Colégio Marechal Duque de Caxias afirmou que foram 68 professores demitidos dos 600 que eles contam.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?