Chuvas dificultam acesso de estudantes a locais de prova do PAS

O exame é um dos três métodos de entrada para a Universidade de Brasília, além do Enem e do vestibular tradicional

Rafaela Felicciano/MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 01/12/2019 13:08

Os alunos que vão fazer a última etapa do  Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB) precisam estar atentos ao trânsito neste domingo (1º/12/2019). Com o grande fluxo de candidatos e as chuvas, as vias próximas aos prédios que abrigam as provas estão engarrafadas. Há momentos em que os carros chegam a parar por alguns minutos.

Ao todo, 61.960 pessoas se inscreveram para realizar as provas. A maioria deles — 25.686 estudantes cadastrados — estão na primeira etapa, ou seja, no primeiro ano do ensino fundamental. O PAS é um dos três métodos de entrada para a Universidade de Brasília — além do Enem e do vestibular tradicional.

Já no local de prova, sem ter que enfrentar o engarrafamento por causa das chuvas, a única preocupação de Giovana Marques, 18, com o teste é o baixo número de vagas. “Estou um pouco aflita. Para o meu curso, Enfermagem, só tem duas vagas.”

De uma maneira geral, ela se diz tranquila. “Eu fiz cursinho, comprei apostilas da UnB e fiz várias provas do PAS 3”, conta sobre a preparação que teve ao longo do ano para fazer a prova. Ao todo, o programa de avaliação oferece 4.232 vagas abertas pela universidade, sendo 2.112 para o primeiro semestre e 2.120 para o segundo semestre.

“Água da aprovação”
Estudantes de enfermagem e medicina da UnB aproveitaram a ocasião para vender água a R$ 2 em frente a um dos locais de prova. Chamada por eles de “água da aprovação”, as unidades ajudam a custear uma viagem realizada para conhecer de perto o SUS.

O objetivo é que os calouros conheçam de perto o serviço oferecido pelo governo na cidade de Ceres, no estado de Goiás. “É um local em que o SUS é referência”, conta Victoria Lourenço, 22, estudante de enfermagem.

Os alunos aproveitam ainda para dar apoio aos candidatos: “vai dar tudo certo” e “vocês vão ser aprovados”, dizem aos que estão entrado no prédio.

Últimas notícias