PAS: estudantes chegam antes para evitar “show dos atrasados”

O programa é uma das três portas de entrada para milhares de alunos que sonham em estudar na Universidade de Brasília

Rafaela Felicciano/MetrópolesRafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 01/12/2019 12:35

Alunos do ensino médio fazem neste domingo (1º/12/2019) a prova do Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB), um dos três métodos de entrada na Universidade de Brasília — além do Enem e do vestibular tradicional.

Os portões abrem ao meio-dia, o que não impediu que alguns candidatos chegassem antes para não correrem o risco de ficar de fora. Os estudantes podem entrar nos locais de avaliação até as 13h. Samira Lima Barbosa (foto abaixo), 17 anos, foi um desses candidatos.

Por morar longe, no Itapoã, sem ônibus direto para a UnB, ela preferiu sair cedo de casa. “Acho que antecipei até demais”, conta a aluna do terceiro ano do ensino médio. Ela saiu às 9h e levou consigo vários lanches para substituir o almoço.

A estudante se diz “esperançosa” sobre a última etapa das provas, que pode garantir uma vaga na universidade. “Eu quero bastante. Caso não consiga, vou tentar pelo vestibular tradicional”, afirma. Ela marcou Psicologia como opção, mas também sonha com Ciências Sociais e História.

Samira acabou de fazer o Enem, nos dois primeiros fins de semana do mês, e garante que a prova, mesmo sendo complexa, é mais fácil. “O Enem é muito cansativo. Já o PAS tem bons textos explicativos. Mas tem que estudar as obras que são passadas para fazer uma boa prova.”

Ao todo, 61.960 pessoas se inscreveram para realizar as provas. A maioria deles — 25.686 estudantes cadastrados — estão na primeira etapa, ou seja, no primeiro ano do ensino fundamental. É o caso de Albert e Sabrina Shoji, 15.

O estudante não está tão ansioso para iniciar a avaliação seriada, por não querer entrar na UnB. Mas a irmã, Sabrina, tem expectativas maiores. “Eu quero passar para Medicina pelo PAS”, conta.

Ela lembra que a preparação foi grande. “Eu estudei bastante. Fiz as últimas oito provas, mas sempre tem a sensação de que não vai ser como vai cair na prova”, afirma. Sabrina faz a preparação da escola para a prova, que termina o conteúdo programado para o ano letivo um pouco antes para que os alunos se preparem para o PAS.

Antes de entrar para a prova, Sabrina continua estudando. Tocando no celular está uma das obras que estão previstas para cair na prova. “Conta a história de um trabalhador rural e pode cair essa questão da diferença entre a zona rural e a zona urbana”, argumenta.

Para a redação, a estudante focou nas manchas de óleo que atingiram as praias do Nordeste e Sudeste nos últimos meses. “Mas a UnB é bem aleatória. Tudo pode acontecer”, afirma.

Mais concorridos
No campus Darcy Ribeiro, os cursos com maior concorrência são medicina, com 57,10 candidatos por vaga; psicologia, com 35,84, e medicina veterinária, com 24,55.

No campus de Ceilândia, a maior concorrência é para o curso de fisioterapia (15,36). Já no campus de Planaltina, a graduação com mais candidatos por vaga é ciências naturais diurno (1,05). No Gama, o curso de engenharias, que permite que o estudante faça a opção entre aeroespacial, automotiva, eletrônica, de energia e de software durante a graduação, registrou 4,05 candidatos por vaga.

Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B, C e os padrões de respostas dos itens do tipo D de todas as etapas serão publicados a partir das 19h na data provável de 3 de dezembro, no site do Cebraspe.

Contato
Outras informações no site do Cebraspe ou na Central de Atendimento ao Candidato, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Universidade de Brasília (UnB) – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cebraspe – telefone (61) 3448 0100.

Últimas notícias