Dos 36 casos de coronavírus no DF, cinco são de transmissão local

Atualmente, a Secretaria de Saúde investiga 174 casos suspeitos da doença no Distrito Federal

Igo Estrela/Metrópoles

atualizado 19/03/2020 16:26

Dos 36 casos de coronavírus confirmados no Distrito Federal, cinco são de transmissão local. As informações foram repassadas pela Secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (18/03).

Na terça-feira (17/03), o Ministério da Saúde havia confirmado um caso de transmissão local. Ainda não há registros de transmissão coletiva, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF). Atualmente, a Secretaria de Saúde investiga 174 suspeitas da doença no DF. Outras 107 foram descartadas.

O primeiro caso confirmado de Covid-19 no Distrito Federal foi registrado no último dia 5. Trata-se de uma moradora do Lago Sul de 52 anos que foi levada ao Hospital Daher, no Lago Sul, e depois transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Piora estado de paciente

Nesta quarta (18/03), piorou o quadro de saúde da primeira paciente diagnosticada com o novo coronavírus no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a mulher está em coma induzido e respira por aparelhos. A advogada segue internada no Hran, referência local em tratamento e diagnóstico da Covid-19, doença causada pelo vírus.

“Houve piora do quadro respiratório. Apesar de função renal preservada, ela apresenta síndrome respiratória aguda severa”, informou o boletim da Saúde, divulgado às 11h30 desta quarta-feira.

0

O quadro de saúde da paciente é agravado por outras doenças, tecnicamente chamadas de comorbidades. O marido dela, André Luís Souza Costa da Silva, de 45, também está infectado, mas não precisou ser internado. Ambos fizeram recentemente uma viagem à Europa.

Nessa terça-feira (17/03), o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública e Saúde Pública do Distrito Federal Henaldo Silva Moreira intimou a Secretaria de Saúde e o diretor de Assistência Epidemiológica local para saber se pode liberar André Luís Souza Costa da Silva, do isolamento domiciliar.

O GDF decretou ponto facultativo para os servidores, após o anúncio do Ministério da Saúde da transmissão local da doença.

Confira a diferença entre transmissão local e comunitária:

— Transmissão local – Quando a contaminação se dá por pessoa que entrou em contato com algum viajante positivo;

– Transmissão comunitária – Quando não é possível definir como ocorreu a transmissão.

Últimas notícias