DF: vendas por drive-thru dobram em shoppings como alternativa segura

Consumidores fazem a compra pelo site ou por WhatsApp e agendam hora para retirada no local. Vendas de Páscoa são aposta do varejo

atualizado 31/03/2021 23:45

Divulgação/Taguatinga Shopping

Conforme o Domingo de Páscoa (4/3) se aproxima, mais lojistas de shoppings aderem ao sistema drive-thru para tentar mitigar as perdas diante da adoção de medidas restritivas para conter as taxas de transmissão da Covid-19 no Distrito Federal.

Após três semanas de lockdown, boa parte das atividades econômicas do DF voltaram, na segunda-feira (29/3), a ter permissão para funcionar. Com horários diferentes para cada tipo de estabelecimento e o toque de recolher mantido, é preciso ficar de olho para saber o que pode e não pode ser feito.

No caso de shoppings e centros comerciais, o horário estabelecido para o trabalho presencialmente é das 13h às 21h. As áreas de recreação e lojas estão liberadas, desde que obedeçam a protocolos sanitários contra a Covid-19, como escala de revezamento entre empregados. O toque de recolher das 22h às 5h e a proibição de vender bebida alcoólica após as 20h seguem valendo.

No entanto, os shoppings de Brasília inovaram, com vendas via sistemas de drive-thru e take out e estão oferecendo o serviço, com entrega de produtos sem a necessidade de o cliente sair do carro. O horário da retirada é combinado entre o comprador e o vendedor da loja, com toda a segurança que o momento pede.

Veja imagens do serviço:

0
Vendas dobraram

Levantamento realizado por, pelo menos, cinco shoppings da capital apontou que o valor gasto em compras por drive-thru registrou, em média, o dobro — quando comparado a 2020 —, evidenciando a aclimação dos clientes brasilienses a esse formato durante a pandemia.

Segundo os estabelecimentos, os shoppings estão seguindo as recomendações do GDF e vêm tomando as medidas de proteção necessárias para garantir todos os cuidados nos serviços de drive-thru e delivery, como aferição de temperatura na entrada e instalação de dispensers com álcool 70% para higienização das mãos.

O Brasília Shopping, por exemplo, investiu em uma landing page no site com todas as lojas participantes do drive-thru. Além disso, clicando no ícone do WhatsApp, Ifood ou Uber Eats, o cliente é direcionado automaticamente para o app onde pode fazer os pedidos.

Em apenas 22 dias, verificou-se um engajamento de 96% por parte dos consumidores — comparando com o início das atividades de drive-thru, em maio de 2020. Para a celebração de Páscoa não passar em branco, nos dias 1º e 3 de abril, das 13h às 19h, as entregas dos pedidos no drive-thru serão acompanhadas de um personagem especial: O Sr. Coelhudo.

O JK Shopping, em Ceilândia, também aponta que as vendas nessa modalidade dobraram desde quando foram iniciadas, em maio de 2020. São 49 lojas oferecendo o serviço. Para conferir, basta acessar o site do shopping, que também tem divulgado diariamente em suas redes sociais produtos e promoções oferecidos pelos lojistas para ajudar os clientes que queiram fazer suas compras. A retirada dos produtos está acontecendo no estacionamento S1 do shopping.

Entre março de 2020 e março de 2021, o Terraço Shopping registrou crescimento de 177% na utilização do serviço. No site e nas redes sociais do shopping é possível conferir as lojas participantes e outras informações adicionais. Para comprar, o cliente deve entrar em contato diretamente com a loja, fazer a compra e agendar data e horário da retirada.

Também houve crescimento nas compras por drive-thru no Pátio Brasil Shopping neste mês de março. A média foi de 100 atendimentos ou retiradas por dia. A opção para os clientes começou em março do ano passado e foi mantida quando os shoppings voltaram a abrir. O centro comercial está  com uma promoção de Páscoa. Quem comprar R$ 200 nas lojas Cacau Show, Brasil Cacau, Kopenhagen ou Lugano, ganha uma caneca personalizada da promoção Brasília de Chocolate. A promoção vale para compras nas lojas pelo drive-thru ou fisicamente.

Ações e engajamento

O Taguatinga Shopping tem disponibilizado operações de drive-thru e delivery de 96 marcas do centro de compras, tendo registrado um crescimento de 83% na utilização do serviço neste ano, em comparação com 2020.

“Mais uma vez, o brasiliense vive um momento delicado, que exige cuidado. Além de proporcionar uma experiência de compra prática e segura, esperamos nos manter unidos aos nossos clientes, oferecendo boas soluções de compras neste período tão desafiador”, explica Marcos Atayde, superintendente do Taguatinga Shopping. Segundo ele, os clientes podem acompanhar as opções de compra e as novidades dos lojistas nas redes sociais do mall.

Até esta quarta-feira (31/3), o estabelecimento manteve o drive-thru solidário, a fim de arrecadar alimentos não perecíveis, itens de higiene, roupas e brinquedos para famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações serão destinadas às instituições sociais cadastradas na plataforma TGS Solidário.

“Nossos esforços estão voltados para ajudar as famílias afetadas pelos efeitos econômicos da pandemia, levando um pouco de esperança, carinho e solidariedade a diversas famílias de Brasília e do Entorno”, afirma Maíra Garcia, gerente de marketing do shopping.

Últimas notícias