DF: vacinação de idosos vai até as 18h. Veja lista de drive-thru

A Secretaria de Saúde continua com a vacinação contra gripe por ordem alfabética dos nomes

Drive-thru da vacinação na UBS de TaguatingaHugo Barreto/Metropoles

atualizado 26/03/2020 9:14

O quarto dia de vacinação contra a gripe Influenza e H1N1 começou às 8h desta quinta-feira (26/03). Logo no começo da manhã, a movimentação de idosos já era grande nos postos do Distrito Federal (veja a lista completa).

A vacinação na capital da República ocorre em 128 salas localizadas em todas as regiões administrativas. Idosos cujos nomes comecem com as letras P, Q, R, S e T devem ir aos endereços a fim de se imunizar contra a doença.

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, quem não conseguiu se vacinar nos primeiros dias de campanha pode procurar os postos nas demais datas até o fim do período da campanha — 22 de maio.

O serviço será exclusivo para os idosos distribuídos por ordem alfabética, levando em conta o primeiro nome do Registro Civil (CNH, RG, Certidão de Nascimento, etc.) da seguinte forma:

– 26/03 — Idosos cujo nome comece com as letras P, Q, R, S e T

– 27/03 — Idosos cujo nome comece com as letras U, V, W, X, Y e Z

Atraso

A vacinação começou atrasada nessa quarta-feira (25/03), após o Ministério da Saúde cancelar um voo que traria 216 mil doses para o DF.

Com o cancelamento, a Secretaria de Saúde decidiu realizar o transporte das vacinas por via terrestre. O fato levou a pasta a adiar pela primeira vez o horário de início de aplicação: das 14h às 20h.

Ainda na manhã dessa quarta-feira (25/03), no entanto, a pasta prorrogou, mais uma vez, o horário em função de bloqueios enfrentados pelo caminhão que trazia a carga. Eles ocorreram na altura do município de Catalão, em Goiás.

As vacinas só chegaram ao galpão da Central de Frio, onde foram distribuídas, às 15h. Com isso, a aplicação atrasou para as 17h e seguiu até as 22h.

Devido à grande demanda, houve registro de longas filas e alguns postos ficaram sem doses.

0

Drive-thru

Para evitar aglomerações, o drive-thru criado pela pasta para o idoso que for de carro foi ampliado desde segunda-feira (23/03). Diversos pontos oferecem o serviço especial de imunização.

Confira as unidades com drive-thru disponível:

  • Região Sul – UBS 1 do Gama (Setor Sul, Quadra 12)
  • Região Oeste – UBS 5 da Ceilândia (QNM 16, Módulo F, Área Especial) e mais dois postos volantes no Sol Nascente: na Vila Olímpica e na Escola Classe 66
  • Região Centro Sul – UBS 1 do Núcleo Bandeirante (Área Especial 3, 3ª Avenida), UBS 1 do Riacho Fundo (QN 7, Área Especial nº 9), UBS 3 do Guará 2 (QE 38 Área Especial), UBS 2 do Guará 2 (QE 23 Área Especial C) e UBS 1 Candangolândia (Área Especial 5/7)
  • Região Central – UBS do Lago Norte (Setor de Habitações Individuais Norte, QI 3) e UBS 2 da 114 Norte (EQN 114/115 AE)
  • Região Leste – UBS Lago Sul (SHIS QI 21), Centro de Práticas Sustentáveis – Ibram (Jardins Mangueiral – Jardim Botânico)
  • Região Sudoeste – UBS 1 de Taguatinga (QNG, AE 18/19), Administração Regional de Vicente Pires (Rua 4 A, Travessa 4) e UBS 12 de Samambaia (Quadra 210 Conjunto 22)
  • Região Norte – UBS 2 de Sobradinho Escola Classe 15 (Quadra 3, AE ½, Sobradinho), UBS 1 de Sobradinho (Quadra 14 Área Especial nº 22/23), UBS 5 do Arapoanga (Quadra 12 D Conjunto A – AE
    Campus Esportivo) e Maçonaria Planaltina, em frente ao HRPL

Para que as pessoas não fiquem em lugares fechados, a vacinação está sendo feita nas áreas externas dos postos. As pessoas tentam manter distância de pelo menos um metro entre eles, para não contrariar as recomendações da Secretaria de Saúde de não se formar aglomerações nas filas para evitar a contaminação do novo coronavírus.

O indicado para quem ficar em pé na espera é de se manter a dois metros de distância da pessoa na frente. Por fim, é importante destacar que a vacina não é contra o novo coronavírus. Porém, é fundamental para outras doenças com sintomas gripais.

Últimas notícias