metropoles.com

DF terá primeira união homoafetiva em casamento comunitário

Celebração reunirá 64 casais no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, neste domingo (24), para a troca de alianças

atualizado

Compartilhar notícia

Istock
gay
1 de 1 gay - Foto: Istock

Um casamento comunitário celebrará, pela primeira vez, uma união homoafetiva no Distrito Federal. A cerimônia terá troca de alianças de 64 casais, e está marcada para este domingo (24/6), a partir das 17h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Desde 2012, quando o programa de casamento comunitário do governo local foi criado, mais de 1,5 mil casais oficializaram a união.

A subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência da Secretaria de Justiça, Andressa Queiroz, esclarece que os requisitos para participar são os mesmos para todos os interessados e não há distinção. Segundo ela,o objetivo é permitir que casais com baixo poder aquisitivo regularizem o estado civil. Entre os participantes da celebração, há pessoas com 50 anos de relacionamento.

Juntos há quatro anos e meio, José Moura Junior e Wanderson Santana vão dar o próximo passo no relacionamento no domingo. No caso dos dois, embora Wanderson tivesse a intenção de “casar no papel”, foi Junior quem descobriu a oportunidade e sugeriu a inscrição no programa de casamento comunitário.

“Eu nunca quis oficializar, mas ele [Wanderson] sempre falava nisso. Tínhamos dificuldade financeira, então para mim era uma situação praticamente impossível. Para chegar a esse finalmente, tivemos de lidar com problemas de homofobia”, conta o rodoviário José, de 45 anos.

Uma dessas situações de discriminação aconteceu durante o processo seletivo do projeto. Um servidor da secretaria agiu de forma homofóbica e acabou sendo exonerado.

Como participar
Para serem contemplados, os casais precisam se submeter a um processo seletivo. O edital com as regras é publicado no Diário Oficial do DF.

É preciso comprovar a baixa renda, ter idade mínima de 18 anos e residência no DF. Além disso, a participação em um minicurso sobre orçamento familiar é obrigatória.

O projeto é feito em parceria com empresas privadas, que oferecem gratuitamente serviços como vestuário, fotografia e maquiagem. Também não há cobranças das taxas matrimoniais. (Com informações da Agência Brasília)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?