metropoles.com

DF sobe de 16º para 4º lugar no ranking de isolamento social

Mesmo assim, lista que mede a obediência à quarentena por causa do coronavírus mostra que índice abaixou muito na segunda-feira (20/04)

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O teste de sangue dava o resultado na hora, mas também se a pessoa já teve o coronavírus
1 de 1 O teste de sangue dava o resultado na hora, mas também se a pessoa já teve o coronavírus - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Distrito Federal diminuiu o índice de isolamento social de domingo (19/04) para segunda-feira (20/04) e mesmo assim subiu da 16ª para a quarta posição no ranking nacional. Isso porque uma das medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus, a quarentena, caiu muito de um dia para outro no país, conforme mostra levantamento feito por empresa de software.

Confira a lista:

Ranking Dos Estados (8) by Leonardo Meireles on Scribd

No último domingo, como é de costume nos fins de semana, a permanência em casa foi maior na média nacional: 62,5%. O morador do Distrito Federal, naquele dia, alcançou o índice de 61,94%. Já a primeira colocação ficou com Goiás: 66,53% de obediência à quarentena.

Na segunda-feira (20/04), dia em que geralmente as pessoas saem mais de casa, mesmo com o isolamento social, os números gerais despencaram. Goiás, novamente, apareceu em primeiro lugar, mas com 57,85% de adesão. O estado é seguido por Espírito Santo (57,33%), Pernambuco (55,85%) e Distrito Federal (55,45%).

A média nacional foi de 51%. Ou seja, uma queda de mais de 10 pontos percentuais em somente um dia. Nos dois casos, os índices estão abaixo do indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 70%. Segundo especialistas do mundo inteiro, o isolamento social é uma das medidas para evitar o contágio pela Covid-19.

A responsável por montar o ranking de isolamento social é a empresa de software In Loco. Os especialistas usam dados de geolocalização obtidos com cerca de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil. Assim, é possível saber como está obediência à quarentena. De acordo com eles, a privacidade dos usuários é preservada.

Testagem em massa

Na terça-feira (21/04), o Distrito Federal começou a testagem em massa para detectar o novo coronavírus na população. No primeiro dia foram realizados 3.196 exames. Ao todo, 46 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

O balanço, divulgado pela Secretaria de Saúde às 20h19 do mesmo dia, considera os dados dos oito postos de atendimento montados pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O serviço estará disponível até o dia 30 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?