metropoles.com

DF: servidor de unidade de internação descobre Covid-19 durante trabalho

Trabalhador recebeu o diagnóstico no decorrer do expediente, após lidar com colegas e adolescentes que estão internados no local

atualizado

Compartilhar notícia

Gláucio Dettmar/Agência CNJ
Unidade de Internação de São Sebastião
1 de 1 Unidade de Internação de São Sebastião - Foto: Gláucio Dettmar/Agência CNJ

Um servidor da Unidade de Internação Provisória de São Sebastião (foto em destaque) recebeu diagnóstico de Covid-19 enquanto trabalhava, na última sexta-feira (19/06). Ele não apresentava sintomas da doença, e foi liberado ao saber que o teste para a detecção do novo coronavírus havia dado positivo no meio do expediente, após ter contato com colegas e adolescentes internados.

Um companheiro de trabalho se revoltou com a situação e fez a denúncia ao Metrópoles. Segundo relata o denunciante, nada foi relatado à equipe, mesmo após o resultado do teste ser comunicado à chefia.

“Não houve protocolo para os servidores se testarem, aviso, nada. Lamentável. A direção até realiza alguns protocolos, mas sem liberação de um servidor doente, é difícil não contaminar os outros”, ponderou o colega de trabalho do servidor infectado.

Confira fotos da unidade: 

0

 

A Unidade de Internação de São Sebastião é responsável por receber os adolescentes sentenciados em medida de internação provisória, na qual ficam, no máximo, 45 dias.

O maior problema de um servidor ter trabalhado e descoberto a Covid-19 no ambiente de trabalho é a possibilidade de contaminação. Apesar de todos os cuidados tomados, como uso de álcool em gel, máscaras, entre outras medidas, o servidor teve contato com todas as pessoas no expediente de sexta-feira.

Como os socioeducandos estão internados (em restrição de liberdade), a chance de contágio aumenta e o novo coronavírus pode se alastrar rapidamente.

Confirmação

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), responsável pela unidade, confirmou o recebimento do teste positivo do servidor. Por meio de nota, ressaltou que seguiu corretamente os protocolos, pois ele não apresentava sintomas aparentes da Covid-19, segundo a nota.

“Considerando a orientação para realização de testagem de servidores a cada 15 dias, o agente havia procurado o posto de testagem rápida na quinta-feira (18/06). Logo que recebeu o resultado do teste positivo por e-mail, informou a sua chefia imediata, e foi imediatamente dispensado das suas atividades, com orientação para procurar o serviço de saúde e se manter afastado pelo tempo necessário a sua recuperação”, ressaltou a Sejus.

Quanto ao diagnóstico, segundo a Sejus, foi realizada testagem em massa de todos os servidores, prestadores de serviços e adolescentes dessas unidades, no período de 1º a 10 de junho. Além disso, todos os servidores são orientados a realizar testagem a cada 15 dias, de acordo com a Lei nº 6.554, de 24 de abril de 2020, que prevê a realização de exames de diagnóstico do novo coronavírus em todos os servidores públicos que estiverem em atividade e tenham contato com possíveis contaminados pelo vírus.

Compartilhar notícia