metropoles.com

DF: eleitores filiados a partidos crescem 6,2% em 4 anos. Veja ranking

Atualmente, a sigla com mais integrantes é o PT, seguido pelo MDB. Especialista afirma que associados são importantes para a democracia

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Fachada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia do julgamento da fusão que cria o União Brasil, maior legenda do País
1 de 1 Fachada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia do julgamento da fusão que cria o União Brasil, maior legenda do País - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em quatro anos, o número de eleitores do Distrito Federal filiados a algum partido político aumentou 6,27%. Um levantamento feito pelo Metrópoles com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, entre as atuais cinco maiores siglas, duas tiveram quedas de mais de 10% no número de eleitores membros.

Atualmente, a sigla com mais integrantes é o PT, com 30.717, seguido pelo MDB, que soma 27.257. Entre fevereiro de 2018 e fevereiro de 2022, dois anos eleitorais, o crescimento das siglas foi de 59,56% e 7,23%, respectivamente.

Em seguida, no ranking, aparece o PSDB, com 19.512 filiados. Apesar do número, o partido teve queda de 30,15% nos últimos quatro anos. Durante o período analisado, o total de associados a partidos saiu de 197.610 para 210.018.

Impacto nas eleições

O primeiro turno das eleições de 2022 está marcado para 2 de outubro. Na disputa pelo cargo de governador da capital federal, há sete partidos que anunciaram pré-candidatos. São eles: Keka Bagno (PSol); Rafael Parente (PSB); Leandro Grass (PV); João Vicente Goulart (PCdoB); Professor Lucas Salles (DC); Leila Barros (PDT); e Izalci Lucas (PSDB).

Há a expectativa do anúncio dos nomes do governador Ibaneis Rocha (MDB), que deve buscar a reeleição, e do senador José Antônio Reguffe (União Brasil). No PT, ainda não há definição de quem será o candidato ao Palácio do Buriti. Entre os aspirantes à vaga estão a ex-presidente do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) Rosilene Corrêa e o ex-deputado Geraldo Magela. A recém-criada federação partidária entre PT, PV e PCdoB torna as decisões entre os pré-candidatos ainda mais incerta.

0

Para o cientista político Nauê Bernardo, o número de eleitores filiados indica base maior e capilaridade na busca por outros apoios. “No entanto, tratando-se de eleições para o Legislativo, esse número sozinho não é decisivo para desequilibrar o pleito em favor de ‘a’ ou ‘b’, é apenas mais um fator. Para eleições do Executivo, sozinho não desequilibra, mas ajuda a eleger”, detalha.

“Os filiados ajudam a construir o partido por dentro, tomando decisões e apoiando as atividades partidárias. Essas pessoas acabam tendo um papel muito subestimado na sociedade, mas são importantíssimas para a construção do processo democrático. No fim, são a cara e a voz dos partidos para a sociedade”, explica Nauê.

Para o especialista, é importante que os partidos procurem filiar os eleitores. “Fortalecer os partidos com democracia interna firme e participação dos eleitores, sobretudo mediante filiação, é um caminho saudável para o fortalecimento do regime democrático da nossa República”, destaca.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?