metropoles.com

DF: com falha a cada 5 dias, metrô mantém velocidade reduzida

Nesta terça-feira, usuários apontam demora em dobro por causa do problema. Em média, acontece um “incidente notável” a cada 5,5 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Metro-3
1 de 1 Metro-3 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os usuários do Metrô-DF, no segundo dia de restrição de velocidade do meio de transporte, esperam até mais que o dobro do tempo usual por trens. A falha não é um caso isolado no ano. Segundo a própria empresa, em média, a cada cinco dias e meio ocorre o que se chama de “incidente notável”.

“Foram registrado até agora, em todo o ano de 2019, o total de 63 incidentes notáveis, que são falhas que geram atrasos superiores a 15 minutos”, segundo nota do Metrô-DF.

0

O Metrópoles havia sido informado pela empresa, em 1º de novembro, que essas falhas chegavam a 52 até aquela data. Em média, isso significava um problema a cada seis dias.

A restrição de velocidade entre as estações 108 Sul e Asa Sul, na manhã desta terça-feira (17/12/2019), acarretou um tempo maior espera de passageiros em outras estações do Distrito Federal. O problema é uma falha de sinalização que ocorre desde segunda (16/12/2019).

Em nota enviada à reportagem na segunda-feira (16/12/2019), a empresa afirmou que tentaria resolver a falha de sinalização, no Posto de Controle de Tráfego da Estação 110 Sul, durante a madrugada. Entretanto, não foi solucionada.

Também houve pedido à Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) para reforço nas linhas de ônibus nas regiões de Samambaia e Ceilândia.

Na manhã desta terça (17/12/2019), um passageiro de 17 anos contou à reportagem que tem o costume de usar o transporte público pelo menos duas vezes por semana. Segundo o adolescente, geralmente, ele aguarda menos de 5 minutos para entrar em um vagão.

Desta vez, porém, o rapaz saiu da Estação Concessionárias, em Águas Claras, rumo à Estação Guará, e diz ter esperado mais de 10 minutos. “Normalmente tem lugar para sentar e é bem rápido, mas hoje estava lotado e tive que esperar mais que o normal”, comentou.

Segue a demora

Rosana de Souza, 52 anos, pega metrô todos os dias para ir ao trabalho. Nesta terça (17/12/2019), a espera pelo transporte, que geralmente leva 3 minutos, passou para 11, em Samambaia.

“Saio todos os dias de lá para Águas Claras e, hoje, notei que demorou, porque geralmente eu chego e já entro”, contou Rosana, que vai de casa, no Riacho Fundo II, para Samambaia de ônibus, de onde pega o metrô até Águas Claras.

Por dois dias seguidos, Girlene Chaves, 38, precisou aguardar mais de 30 minutos dentro do transporte público por causa da restrição de velocidade.

“O trajeto está demorando bastante, porque ele para no meio do caminho, dentro do túnel, fica um tempo e depois continua. Isso desde ontem [16/12/2019]”, afirmou.

Na segunda-feira (16/12/2019), ela saiu de Samambaia para ir à Rodoviária do Plano Piloto e levou cerca de 45 minutos para chegar ao destino. “Hoje, de novo, esse mesmo problema. Precisei esperar pelo menos meia hora”, narrou.

Auxiliar de serviços gerais, Valéria da Silva Sousa, 40, acabou se atrasando para o trabalho em razão do tempo de espera pelo metrô na manhã desta terça (17/12/2019).

“Eu saio de Ceilândia para Taguatinga e, normalmente, espero 3 minutos, no máximo. Hoje, tive que ficar lá sentada por pelo menos 15 minutos e não chegava. Só que alguns minutinhos que a gente espera a mais já faz toda diferença”, comentou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?