metropoles.com

DF: Agências do Trabalhador reabrem ao público nesta segunda-feira (11/05)

A decisão da Secretaria do Trabalho levou em consideração “apelo da população” em relação ao seguro-desemprego e a decreto federal

atualizado

Compartilhar notícia

Das 17 Agências do Trabalhador sob a responsabilidade da Secretaria do Trabalho no DF (Setrab), 12 retomaram os atendimentos presenciais ao público nesta segunda-feira (11/05). Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Sobradinho, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria e Taguatinga, bem como a Agência do Trabalhador Autônomo no Setor Comercial Sul, estão de portas abertas no horário normal.

As agência de Planaltina e São Sebastião vão reabrir somente a partir desta terça-feira (12/05). As unidades de Guará e de Itapoã não têm previsão de atendimento. E o posto instalado na Câmara Legislativa permanece fechada enquanto a própria CLDF não voltar ao funcionamento normal.

Serviços e servidores da Setrab estavam em regime de teletrabalho desde 16 de março. Entretanto, nova portaria da pasta, publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta segunda-feira (11/05), determina a reabertura das agências, sem condicionar o atendimento à marcação prévia de horário, como acontecia em cinco unidades desde março.

0

O novo texto indica que foram considerados “o apelo da população com relação aos atendimentos referentes à solicitação do seguro desemprego”, e também o artigo 1º do Decreto Federal nº 10.329, de 28 de 2020, que definiu quais são os serviços públicos e as atividades essenciais.

Serviço essencial

O secretário Thales Mendes avalia que “este é o momento de cada um desempenhar o seu papel, da melhor forma possível. Percebemos a necessidade da população em geral e como a Presidência da República reconheceu o Seguro Desemprego como serviço essencial, o governador Ibaneis Rocha, sensível a situação, autorizou a abertura das Agências”.

Mas a recomendação da Setrab, com objetivo de combater a disseminação do coronavírus, é que o trabalhador use primeiramente os canais de atendimento virtuais, que seja por meio da Central Alô Trabalho (Telefone 158) ou dos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

A norma informa que “não serão realizados atendimentos à pessoas que estejam classificadas como grupo de risco” e que “os usuários deverão obrigatoriamente utilizar máscaras de proteção facial”. 

A publicação indica que “a Secretaria de Estado de Trabalho disponibilizará aos servidores kits com máscaras faciais, bem como álcool em gel a ser disponibilizados também aos usuários das Agências do Trabalhador”.   

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?