metropoles.com

DF adere a projeto para tentar diminuir número de presos provisórios

Iniciativa será lançada no DF pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski

atualizado

Compartilhar notícia

Tânia Rêgo/Agência Brasil
TR_Ricardo_Lewandowski_Judiciario_Fluminense_18092015_003
1 de 1 TR_Ricardo_Lewandowski_Judiciario_Fluminense_18092015_003 - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Distrito Federal adere, nesta quarta-feira (14/10), ao programa “Audiência de Custódia”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto visa reduzir o número de presos provisórios, que, atualmente, representam 32% da população carcerária da capital.

De acordo com o projeto, toda pessoa que for presa em flagrante deve se apresentar a um juiz em um prazo de 24 horas. O acusado será entrevistado pelo juiz, em uma audiência em que o Ministério Público e a Defensoria Pública – ou do advogado do preso – poderão se manifestar.

Nessa audiência inicial, o juiz avalia a prisão sob o aspecto da legalidade, da necessidade e da adequação da continuidade da prisão ou eventual concessão de liberdade. O magistrado poderá avaliar também eventuais ocorrências de tortura ou de maus-tratos, entre outras irregularidades.

Cerimônia
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Ricardo Lewandowski, vai participar da cerimônia de adesão do Distrito Federal ao programa “Audiência de Custódia”, na sede do conselho.

Além do ministro Lewandowski, participarão da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, e o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, entre outras autoridades.

Após a cerimônia de assinatura dos termos de adesão, o ministro Lewandowski acompanhará a realização da primeira audiência de custódia no DF. Nos primeiros dias após o lançamento do projeto, as audiências de custódia serão realizadas diariamente, incluindo sábados e domingos, no Núcleo de Audiência de Custódia (NAC), que também será inaugurado nesta quarta-feira.

O Distrito Federal ocupa a 12ª posição no ranking de população prisional do Brasil. Do total de 14.171 presos, 32% são provisórios, um dos menores índices já que a média nacional é de 41%. Mas em relação à taxa de aprisionamento – número de presos para cada 100 mil habitantes, o DF está em terceiro (com 496,8), atrás apenas de Mato Grosso do Sul e São Paulo. A média nacional da taxa de aprisionamento é de 299,7.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?