metropoles.com

Defesa Civil: prédio que caiu no DF está tombando para lado esquerdo

Diante do risco de novos desabamentos, a Defesa Civil não autorizará a entrada dos bombeiros no local nesta terça (11/1), como previsto

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Homem com uniforme da Defesa Civil observa dois garis catando lixo
1 de 1 Homem com uniforme da Defesa Civil observa dois garis catando lixo - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Defesa Civil do Distrito Federal decidiu que não irá entrar nesta terça-feira (11/1) no edifício que desabou na QSE Área Especial 20, em Taguatinga, na semana passada.

Doações ajudam moradores desabrigados após desabamento de prédio no DF

De acordo com análise topográfica, o edifício continua se movimentando, afundando e tombando para o lado esquerdo. Agora, a corporação aguarda uma estabilidade para liberar a entrada do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) no local.

0

“O prédio continua instável. Estamos trabalhando para que os moradores fiquem autônomos e independentes do prédio. Não vamos liberar entrada se o edifício continuar apresentando instabilidade”, explicou o chefe da engenharia da Defesa Civil, coronel  Rossano Bonerth.

A corporação continua descartando a possibilidade de implosão no edifício. Por enquanto, a prioridade é retirar os pertences dos moradores.

Prédio irregular

Além de não ter registro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF) para a construção do 5º andar, o prédio que caiu em Taguatinga não tinha alvará de construção ou carta de Habite-se, portanto, era irregular. A informação foi confirmada pelo Governo do Distrito Federal ao Metrópoles.

Ainda segundo o GDF, a obra não foi autorizada pela Central de Aprovação de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), e sequer houve solicitação de licenciamento para o projeto.

A equipe de monitoramento do prédio que caiu parcialmente em Taguatinga Sul na última quinta-feira (6/1) utilizou drones para vistoriar a estrutura da edificação nesta segunda-feira (10/1).

A princípio, a estrutura seria interditada por 72h, mas o prazo foi estendido. Engenheiros da Novacap ainda analisarão as imagens coletadas pelo drone a fim de avaliar o impacto das águas das chuvas no prédio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?