Decreto libera bares e restaurantes do DF após as 23h no Natal e no Réveillon

Norma publicada no Diário Oficial do Distrito Federal detalha que autorização ocorrerá apenas em 24 e 31 de dezembro

atualizado 03/12/2020 12:21

movimento no bar libanus da asa sul do DF nesta sexta-feiraIgo Estrela/Metrópoles

Em meio ao alerta sobre a segunda onda da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal, o GDF aliviou parte das restrições impostas aos horários de funcionamento de bares e restaurantes durante as festas de fim de ano.

0

De acordo com o Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira (3/12), esses estabelecimentos poderão funcionar após as 23h, excepcionalmente, em 24 e 31 de dezembro de 2020.

Desde terça-feira (1º/12), bares e restaurantes deverão encerrar as atividades até as 23h. A medida foi publicada em edição extra do DODF poucas horas após o governador Ibaneis Rocha (MDB) comentar a possibilidade de que  novas restrições sejam adotadas para conter a segunda onda de contaminações pelo novo vírus.

Pressão

A flexibilização do GDF ocorreu antes mesmo que ofício elaborado por representantes do setor, pedindo a liberação dos horários de funcionamento de bares e restaurantes nas festas de fim de ano, fosse entregue. A iniciativa seria do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar-DF), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Brasília (Abrasel-DF).

Natal e Réveillon são datas de grande faturamento para o setor.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), comentou a flexibilização na manhã desta quinta-feira. “Já havia muitas mesas e restaurantes que tinham sido vendidas no pacote de Natal. Então, eu achei justo que, na noite de Natal, com os cuidados devidos, os restaurantes possam funcionar”, justificou o chefe do Palácio do Buriti.

Últimas notícias