metropoles.com

Covid: vacina bivalente estará em 84 postos do DF a partir de 2ª

Cerca de 190 mil pessoas no Distrito Federal se enquadram para receber imunizante contra Covid nessa primeira fase. Confira critérios

atualizado

Compartilhar notícia

Jhonney Macena/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
servidor aparecida vacina
1 de 1 servidor aparecida vacina - Foto: Jhonney Macena/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

A partir desta segunda-feira (27/2), a versão bivalente da vacina da Pfizer contra Covid-19 começará a ser aplicada no Distrito Federal. O imunizante estará disponível em 84 unidades básicas de saúde, com funcionamento das 8h às 17h.

Quem precisar da vacinação em outro horário poderá recorrer ao drive-thru montado em frente à UBS 1 da Asa Sul (SGAS 612), com atendimento das 18h às 22h. A lista completa dos locais está disponível no site da Secretaria de Saúde.

0

A primeira fase da vacinação com a Pfizer bivalente será exclusiva para quem tem mais de 70 anos, pessoas em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e os trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas. São aproximadamente 190 mil pessoas do Distrito Federal que se enquadram nesses grupos.

Para se vacinar, é necessário levar documento de identificação e, se possível, o cartão de vacina, no qual constem as doses recebidas contra Covid-19. As pessoas imunocomprometidas precisam levar laudo ou relatório médico comprobatório de uma das condições listadas abaixo.

A Pfizer bivalente será aplicada a partir de quatro meses da segunda dose ou da última de reforço. Quem não tiver recebido a primeira ou a segunda dose terá de iniciar o esquema vacinal com a monovalente, também disponível em unidades da Secretaria de Saúde.

O Distrito Federal recebeu 181,4 mil doses da Pfizer bivalente. A bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram depois, como a Ômicron. “A importância dessas doses é impedir nova onda agressiva, reduzir os casos graves, hospitalizações e óbitos”, explica a gerente da Rede de Frio Central, Tereza Luíza Pereira.

Fases

A vacinação com a bivalente será dividida em fases. A segunda terá como prioridade pessoas de 60 a 69 anos. A terceira incluirá gestantes e puérperas. A quarta fase terá os trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, população prisional, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional e socioeducativo.

Imunocomprometidos

De acordo com o Plano de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 do Ministério da Saúde, entende-se por pessoas imunocomprometidas as que apresentam uma das seguintes condições:

* Pessoas com imunodeficiência primária grave (erros inatos da imunidade)
* Pacientes em quimioterapia para câncer
* Pacientes transplantados de órgãos sólidos ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
* Pessoas vivendo com HIV/Aids
* Pacientes em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, ≥14 dias
* Pacientes em uso de drogas modificadoras da resposta imune
* Pacientes com doenças autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias
* Pacientes em hemodiálise
* Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

* Com informações da Agência Brasília

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações