metropoles.com

Covid-19: Saúde recebe até sexta propostas para hospitais da PM e da Papuda

Primeira unidade terá 106 leitos e segunda, 40. Vagas serão exclusivas para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/CBMDF
CBMDF-transferência-Hospital-de-Campanha
1 de 1 CBMDF-transferência-Hospital-de-Campanha - Foto: Divulgação/CBMDF

O alerta sobre a diminuição dos leitos de UTI disponíveis foi dado, e a próxima sexta-feira (19/06) será corrida na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Até as 10h, devem estar na mesa, as propostas para administrar duas estruturas especializadas no combate à Covid-19: o hospital da Polícia Militar (PMDF) e o Hospital de Campanha da Papuda. O chamamento foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF).

Confira publicações no DODF: 

0

O empreendimento no centro médico da PM é o maior: são 86 leitos de UTI e outros 20 de enfermaria, todos para pacientes infectados pelo coronavírus. A empresa selecionada terá, primeiro, de estruturar o local e, depois, administrá-lo por 180 dias. A publicação no Diário Oficial (DODF) desta terça-feira (16/06) não indica valores, mas a contratação precedente tinha sido de mais de R$ 85 milhões.

Instituto Med Aid Saúde (Imas) era o escolhido em contratação emergencial, com contrato assinado em 13 de maio, mas a edição extra do DODF de 10/06 alegou “não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos” para rescindir unilateralmente o acordo.

Poucos dias após a assinatura, o Metrópoles divulgou que a dona da empresa contratada, a médica Cinthya Cristina Telles, sofreu sanção por parte do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp). Em seguida, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) recebeu informação que a sócia-administradora do Imas ocupou cargo de diretora do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) em 2019.

Papuda

No Complexo Penitenciário da Papuda, a SES procura candidatos à gestão integrada de 10 leitos de suporte avançado e 30 de enfermaria. Os interessados deverão cuidar da locação de equipamentos, gerenciamento técnico, assistência multiprofissional e atendimento dos pacientes.

No levantamento da última sexta-feira (12/06), havia mais de 1.200 infectados pela Covid-19 no sistema prisional. Apesar de a decisão de construir o hospital de campanha ter sido tomada ainda no início de abril, a obra ultrapassou os prazos indicados.

Conforme revelado pelo Metrópoles na semana passada, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) pediu, oficialmente, explicações à Secretaria de Saúde e à Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre o contrato emergencial firmado com a Infra Engeth, no valor de R$ 5.197.532.

Não é a primeira vez que a Secretaria de Saúde publica aviso de dispensa de licitação para o Hospital de Campanha da Papuda. Na edição de 27/05, já tinha uma abertura de prazo, até 29/05. Não houve informações posteriores sobre o procedimento de contratação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?