metropoles.com

GDF prevê um mês para entrega de Hospital de Campanha na Papuda

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou novo prazo na manhã desta terça-feira, caso as chuvas não atrasem o andamento das obras

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Complexo Penitenciário da Papuda
1 de 1 Complexo Penitenciário da Papuda - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal planeja entregar, dentro de um mês, o Hospital de Campanha que atenderá os presos contaminados pelo novo coronavírus no Complexo Penitenciário da Papuda.

“A previsão inicial é de que seja entregue em um mês, caso as chuvas não atrasem o andamento das obras”, informou a pasta, por meio de nota na manhã desta terça-feira (21/04). Durante a discussão do projeto, o cronograma previa a entrega da obra em 10 dias.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o hospital oferecerá 30 leitos de suporte avançado e 30 de enfermaria para a população carcerária com Covid-19.

O nivelamento do terreno foi iniciado no campo de futebol do presídio, onde será instalado o hospital com 900 metros quadrados de área construída.

O espaço receberá contêineres que serão usados como estrutura para o Hospital de Campanha, que contará com sistema de isolamento térmico e acústico, além de uma rede de fibra óptica para se interligar ao sistema da pasta e suportar as câmeras de vigilância. Tudo compatível com as condições de segurança do presídio e atendendo aos requisitos sanitários.

A Secretaria de Saúde informou, nessa segunda-feira (20/04), que 85 presidiários testaram positivo para o novo coronavírus e um deles já se recuperou. No caso de policiais penais, são 29 infectados – um também se recuperou da doença. Até o momento, portanto, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) contabiliza 99 casos ativos e dois recuperados.

Hospital no Centro Médico da PMDF

Nessa segunda-feira (20/04), foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), aviso de abertura de dispensa de licitação para contratação emergencial de empresa especializada em engenharia civil para realizar a manutenção predial para o funcionamento de 86 leitos de terapia intensiva e 20 leitos de retaguarda no Centro Médico da Polícia Militar do Distrito Federal para o enfrentamento da Covid-19.

O recebimento das propostas ocorrerá até as 10h do dia 23 de abril de 2020, por meio eletrônico através do e-mail dispensadelicitacao.sesdf@gmail.com. O ofício de convocação e o projeto básico deverão ser solicitados por meio do mesmo e-mail de envio das propostas.

Em nota, a pasta disse que o hospital da PM ainda não está equipado para realizar os atendimentos.

“Estamos em fase de contratação da empresa que prestará todo o serviço. A Secretaria de Saúde informou que estão sendo tomadas todas as providências para montagem dos leitos o mais rapidamente possível por meio de contratação de locação de equipamentos, gerenciamento técnico, assistência médica multiprofissional de forma ininterrupta, com manutenção e insumos necessários para o funcionamento dos equipamentos, incluindo computadores e impressoras.”

Sobre o Hospital de Campanha do Mane Garrincha, ele está sendo montado “em ritmo acelerado desde sábado (11/04)”.  “Estará pronto dentro do seu propósito de ser utilizado caso necessário”, comunicou a Saúde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?