Coronavírus no DF: Ministério da Saúde aponta 74 casos suspeitos
Atualização foi feita pelo Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira (11/03). Vinte e oito casos já foram descartados
atualizado
Compartilhar notícia

Segundo o Ministério da Saúde, o Distrito Federal possui, até esta quarta (11/03), dois casos confirmados e 74 suspeitos do novo coronavírus. A pasta informa que foram descartados 28 pacientes que se encaixavam na definição.
O caso confirmado da doença no DF é da mulher que está internada em estado grave no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e respira com a ajuda de aparelhos — ela tem outras condições de saúde que agravam a infecção pelo coronavírus — e do marido dela.
O empresário André Luís Souza Costa da Silva, 45 anos, teve o caso confirmado na noite de terça-feira (10/03). A Secretaria de Saúde do DF afirmou que o exame dele foi feito em um laboratório particular e deu positivo.

O Hran é o centro de referência do Covid-19 no Distrito Federal Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles

A única paciente confirmada com coronavírus no DF está no Hran Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles

Pacientes e servidores também elogiam trabalho de profissionais dentro do Hran Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles

Máscaras ao redor do Hran: comerciantes reclama de falta de informação Jacqueline Lisboa/Especial para o Metrópoles

No Hran, unidade de saúde onde a paciente com o novo coronavírus está internada, pacientes e profissionais usam máscaras Igo Estrela/ Metrópoles

O bebê morreu no Hran Myke Sena/Especial para Metrópoles

Pessoas usam máscaras no Hran Myke Sena/Especial para Metrópoles

Movimentação na emergência do Hran, onde a paciente com coronavírus está internada Myke Sena/Especial para o Metrópoles

Funcionários e pacientes que buscam atendimento no Hran usam máscaras Myke Sena/Especial para o Metrópoles
Depois de intimação judicial, o marido dela fez o exame e foi constatada a presença do coronavírus, mesmo que ele não esteja sentindo os sintomas de febre, coriza, tosse e dificuldade para respirar. Ele segue em isolamento doméstico.
A Procuradoria-Geral do Distrito federal (PGDF) pediu à Justiça, na noite de segunda-feira (09/03), que André Luís fosse intimado com urgência para fazer a coleta de material. E também que entrasse em quarentena.
O DF é a unidade da federação do Centro Oeste com a maior quantidade de casos suspeitos, e a única com pacientes confirmados. Goiás tem oito pessoas aguardando o resultado dos exames; Mato Grosso, um; e Mato Grosso do Sul, seis.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu como pandemia o avanço da doença Covid-19. A reclassificação ocorreu horas após o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarar que a ameaça de uma pandemia do coronavírus se tornou “bastante real”.
Desde o início do mês, o Ministério da Saúde defende que a OMS deveria reclassificar a epidemia do vírus. A pasta tem afirmado que o termo deveria ser adotado uma vez que a doença se espalhou em todos os continentes.