Contra crise na pandemia, Fecomércio-DF lança curso gratuito a empresas

Projeto lançado nesta quinta-feira (20/8) oferecerá aulas e treinamentos para auxiliar companhias afetadas com a crise causada pela Covid-19

atualizado 20/08/2020 18:44

ComércioHUGO BARRETO/METRÓPOLES

Por meio de videoconferência, o Sistema Fecomércio-DF lançou na tarde desta quinta-feira (20/8) um projeto voltado para oferecer cursos e treinamentos gratuitos para empresários e trabalhadores dos setores do comércio e serviços do Distrito Federal.

O objetivo é contribuir com o empresariado local, para que o setor se recupere da crise econômica causa pela pandemia do novo coronavírus. O lançamento contou com a participação do técnico de vôlei campeão olímpico Bernardinho, que falou sobre superação e motivação.

Bernardinho elogiou a iniciativa, pois, além de verba e financiamento, é necessário que o empresário busque conhecimento. E o projeto abrirá um leque de oportunidades para que as empresas busquem conexões e alianças.

“Estamos em um momento de sobrevivência, [onde é preciso] cortar o que for possível e ao mesmo tempo buscar se reinventar, entendendo seu negócio, buscando ajuda e informação. Esse programa traz coisas interessantes e uma delas é a noção de equipe, de time”, explicou. “A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Todos querem passar por esse momento, mas é necessário se preparar”, advertiu Bernardinho.

Ele também falou sobre a necessidade de motivar a equipe e conectar as pessoas, para que todos superem as dificuldades desse momento juntos.

0

A iniciativa vem em boa hora. Conforme publicado na coluna Grande Angular, do Metrópoles, a crise deflagrada pela Covid-19 resultou no fechamento de 540 lojas e demissão de 2,7 mil trabalhadores só na Asa Sul, de acordo com pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), divulgada nessa segunda-feira (17/8).

No mesmo dia, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) deferiu pedido de liminar para suspensão imediata da validade e da eficácia do termo aditivo assinado entre os sindicatos dos patrões e dos empregados nos setores de hotéis, bares e restaurantes do DF. O acordo permitia demissões mais baratas.

Batizado de “Em frente com a gente”, o projeto de resgate ao setor de comércio e serviços conta com o apoio dos braços locais dos serviços Social do Comércio (Sesc-DF) e Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF). A iniciativa será desenvolvida por meio de parceria entre a Fecomércio-DF e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF).

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, realizou a abertura do encontro digital de lançamento. Ele explica que o projeto busca preparar a cadeia produtiva para o novo momento.

“O ano de 2020 nos reservou o maior desafio de nossas vidas. Sobreviver a uma pandemia que ameaça não apenas à nossa saúde, mas também às nossas empresas e aos nossos sonhos”, afirma Francisco Maia.

“Para seguir em frente é preciso enfrentar o desafio diariamente, buscando formas de se readaptar, mudando as nossas rotinas e a forma de se relacionar. Esse será o nosso desafio, junto com o Sebrae, porque entendemos que este é o nosso papel: estarmos juntos de quem produz, principalmente em tempos de incertezas”, conclui Maia.

Metodologia

Na plataforma do projeto serão ofertadas capacitações a distância, on-line. Além de materiais produzidos digitalmente e disponibilizados aos participantes, como e-books e cartilhas.

Também serão realizadas ações interativas, rodadas de negócios e eventos virtuais, utilizando recursos audiovisuais.

Os temas dos cursos e treinamentos foram elaborados com o objetivo de fortalecer as atividades econômicas e o acolhimento dos empregados, com um mecanismo que permitirá o retorno saudável das atividades. Para participar, os funcionários terão que informar CPF e representantes de empresas, o CNPJ do estabelecimento.

Também participarão da live de lançamento do programa o representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC) no Fórum de Competitividade do Varejo, Rubens Medrano; o superintendente do Sebrae-DF, Valdir Oliveira; o diretor regional do Sesc-DF, Marco Túlio Chaparro; e o diretor regional do Senac-DF, Antonio Tadeu Peron.

Últimas notícias