metropoles.com

Conheça o plano de governo da candidata ao GDF Leila Barros (PDT)

Programa de governo da candidata ao GDF Leila do Vôlei tem foco em sete áreas. Entre elas estão Educação, Saúde e Mobilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Leila do Vôlei, candidata ao GDF nas eleições de 2022 visita a Feira de Ceilândia eleicoes 2022 gdf
1 de 1 Leila do Vôlei, candidata ao GDF nas eleições de 2022 visita a Feira de Ceilândia eleicoes 2022 gdf - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O programa de governo da candidata à governadora do Distrito Federal Leila Barros (PDT) tem foco em sete pontos. São eles: Educação, Saúde, Economia, Segurança, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Mobilidade, e Serviço Público.

O plano já foi apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento tem 55 páginas e lista as propostas de Leila do Vôlei para governar o DF pelos próximos quatro anos, caso seja eleita.

Presidente, governador, senador e deputados: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Entre as medidas estão a expansão do metrô com a construção de estações em Ceilândia, Samambaia e Asa Norte e a criação de três novos hospitais.

Confira algumas das propostas da candidata:

Educação

O plano de governo de Leila Barros prevê, no âmbito da educação, a construção de quatro escolas técnicas e profissionalizantes, com foco nas regiões de Santa Maria, Sobradinho, Pôr do Sol/Sol Nascente e São Sebastião/Paranoá. A candidata também quer ampliar a educação infantil para crianças de 3 anos por meio da criação de, no mínimo, 30 mil novas vagas para crianças de 0 a 5 anos.

Outro objetivo da candidata do PDT é a ampliação da jornada escolar para sete horas, em especial para as últimas séries do ensino fundamental e do ensino médio.

Saúde

O eventual governo de Leila também avaliará a situação do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) – entidade responsável pela administração do Hospital de Base, do Hospital Regional de Santa Maria e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) – para saneamento de contas. O plano diz que, se necessário, pode haver extinção do Iges ou alteração do modelo de gestão (fundação ou criação de empresa pública).

A candidata tem como meta construir três hospitais, colocar em funcionamento o hospital oncológico e reformar postos de saúde.

Outra promessa é complementar a disponibilização de medicamentos especiais por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada e em casos de desabastecimento da rede pública.

Economia

Na área econômica, há promessas de recuperação dos equipamentos de cultura nas cidades, priorizando o Teatro Nacional Cláudio Santoro, a expansão do Centro Cultural da Ceilândia e a recuperação do Cine Itapuã, no Gama.

Outro compromisso é a redução de 50% do déficit habitacional no DF (70 mil unidades). Por meio da integração da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) será criado projeto com potencial para 40 mil unidades habitacionais.

O possível governo de Leila também implementará uma agência de desenvolvimento, como subsidiária do BRB, para agir como Banco de Desenvolvimento. Criará ainda um Fundo Especial de Recuperação do Crédito Popular para compra e refinanciamento de dívidas.

0
Segurança

No âmbito da segurança, algumas ações são:

  • Fortalecer órgãos do sistema de segurança pública e trânsito para melhoria da segurança nas escolas, intensificando o policiamento preventivo comunitário nas proximidades das escolas;
  • Capacitar servidores do sistema de segurança pública para atendimento humanizado, condução da ocorrência e encaminhamentos de meninas, mulheres e população LGBTQIA+ em situação de violência;
  • Reformular postos de atendimento para evitar a revitimização da mulher;
  • Em relação à população carcerária, uma das metas é a adoção de políticas adequadas para mulheres e maternidade no cárcere.
Desenvolvimento social

A área de desenvolvimento social conta com várias propostas, como a implementação de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em cada cidade do Distrito Federal e a ampliação dos programas de aluguel social e moradia social.

A candidata ao GDF também tem diz ter compromisso com a população de rua. Para isso, quer aumentar as vagas em albergues e casas de passagem; e criar o Centro POP Itinerante, com espaço para emissão de documentos, para banho, para corte de cabelo e barba, e atendimento médico e psiquiátrico. Ampliar os Restaurantes Comunitários em quantidade e alcance é mais uma meta.

Para a população LGBTQIA+, há projetos de campanhas de conscientização, de atendimento psicológico para vítimas de violência e de criação de casa de acolhimento.

O incentivo à prática de esportes também é um forte foco na campanha de Leila do Vôlei. Ela quer reformular as Escola de Esporte, os Centros Olímpicos e os projetos sociais.

Leila Barros registra candidatura ao GDF e declara R$ 471 mil em bens

Infraestrutura e Mobilidade

O sexto item do documento pontua a elaboração dos planos regionais de esporte, cultura e lazer, com conselhos curadores regionais.

Há compromisso de expansão do metrô com a construção de estações em Ceilândia, Samambaia e Asa Norte; expansão do metrô para Santa Maria e Gama; construção de monotrilho para Sobradinho, interligando com terminal na Asa Norte. Além disso, Leila quer recuperar o projeto do VLT, reduzindo os impactos no trânsito.

Serviço Público

Por fim, a candidata à governadora do DF defende a construção de mecanismos de transparência digital da ação pública. Haverá, assim, mudança das estruturas dos sites de transparência para melhorar a linguagem e permitir o acesso dinâmico às informações.

Para o servidor público, há proposta de atualização do auxílio alimentação, tendo por meta uniformizar os valores pagos pelo Poder Executivo, e estabelecer política de reposição inflacionária dos salários.

Veja abaixo o plano de governo completo:

Plano de Governo – Leila Barros by Ana Karolline Rodrigues on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações