Conheça a Iara, assistente virtual da Caesb que vai ajudar clientes

A finalidade da nova ferramenta é aliar inovação e tecnologia à eficiência dos serviços de saneamento prestados à população do DF

atualizado 20/04/2021 17:37

Caesb lança atendimento virtualMichael Melo/ Metrópoles

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) criou a ferramenta de  assistente social virtual no site oficial. A finalidade da nova tecnologia é aliar inovação e eficiência nos serviços de saneamento prestados à população do DF.

O nome da assistente é Iara, figura presente no folclore brasileiro e conhecida como a mãe das águas. Esse atendimento via chatbot permite a interação humano-robô por meio de caixa de texto com informações relevantes ao usuário e a possibilidade de realização de serviços automatizados.

Desde o início da pandemia, a Caesb investe nos atendimentos digitais para facilitar o acesso dos usuários aos serviços prestados. “Identificamos uma migração considerável do público para os meios digitais. Por isso, temos nos adaptado para oferecer todos os serviços de forma virtual e dar mais conforto aos clientes”, explica Diego Rezende, superintendente de Comercialização da empresa.

A secretária-geral da Caesb, Claudia Marques, diz que a companhia, há quase dois anos, vem investindo em um importante processo de transformação digital. “Lançamos, recentemente, um aplicativo inovador e totalmente moderno para Android e IOS. Agora, a Iara chega para facilitar ainda mais a comunicação entre a empresa e os brasilienses. Neste período da pandemia de Covid-19, a Caesb foi atrás de novas soluções que permitissem a continuidade dos serviços, sem nenhuma interrupção. Os empregados da companhia não medem esforços para garantir o bom atendimento à população”, comemora.

A assistente virtual, que pode ser acessada pela página principal do site da empresa e no painel de autoatendimento, fornece soluções de suporte técnico para os clientes. A Iara, inicialmente, foi desenvolvida para ofertar serviços que possuem grande demanda, como desobstrução de esgoto, falta de água, vazamento de água, revisão de contas, segundas vias de débitos, entre outros.

0

 

De 1º de fevereiro a 12 de abril deste ano, Iara recebeu 4.857 acessos. Deste total, 4.394 atendimentos geraram abertura de ordem de serviço ou pedido de informações e foram concluídos.

Os serviços mais demandados foram parcelamento de débitos, corte de água a pedido do cliente e alteração de titularidade.

Mais lidas
Últimas notícias