metropoles.com

Condenados por extorsão, quatro policiais civis do DF são exonerados 

Sanções administrativas foram aplicadas pelo governador Rodrigo Rollemberg nesta segunda (26/2), dois anos após condenações na Justiça

atualizado

Compartilhar notícia

RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
DPE
1 de 1 DPE - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

Dois anos após quatro policiais civis serem condenados por extorsão, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) aplicou sanções administrativas contra os responsáveis. A decisão de exonerar os envolvidos foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (26/2). Até então, os agentes continuavam como servidores da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) – dois deles estavam na ativa e recebiam salários regularmente.

Os policiais foram condenados por aceitarem R$ 20 mil para não prender membros de um grupo criminoso, em 2005. De acordo com a denúncia, os agentes invadiram um hotel e surpreenderam uma quadrilha especializada em clonagem de cartões de crédito. Mas, após receberem o pagamento, deixaram os golpistas fugirem.

As penas atribuídas aos policiais pela Justiça variaram de 1 ano e 3 meses a 8 anos de prisão. O caso transitou em julgado – quando não é mais possível recorrer da sentença – em fevereiro de 2016.

Com as punições administrativas, dois dos quatro policiais civis perderam a aposentadoria: Galeno José Marques e Gilmar Julião Neto. Os outros envolvidos foram demitidos. São eles: Ivaldo Batista de Carvalho e Luiz Cláudio Nogueira de Souza.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?