metropoles.com

Concurso da PMDF: mudança em nota de corte elimina candidatos. Entenda

Decisão do TCDF muda a nota de corte das provas objetivas. Caso seja mantida, a medida exclui concorrentes, mesmo com a redação corrigida

atualizado

Compartilhar notícia

Myke Sena/ Especial para o Metrópoles
PM - Metrópoles
1 de 1 PM - Metrópoles - Foto: Myke Sena/ Especial para o Metrópoles

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) alterou a nota de corte do concurso para soldado da Polícia Militar (PMDF). Caso seja mantida, a decisão eliminará candidatos e candidatas aprovados no certame.

A Corte de contas redefiniu a nota de corte das provas objetivas de 46,2 para 47,79. Desta forma, mesmo concorrentes que tiveram as redações corrigidas serão eliminados.

Oficialmente, o impacto da mudança não foi divulgado. Mas, entre grupos de concorrentes aprovados, corre o levantamento de que aproximadamente 450 serão eliminados caso a decisão seja mantida.

Os aprovados e aprovadas se preparam para o teste de aptidão física (TAF), previsto para janeiro de 2024. A PMDF enfrenta um grave problema de déficit de pessoal.

O que aconteceu?

Em 22 de agosto, a PMDF publicou novamente o edital do concurso, com a anulação de três questões. Desta forma, a pontuação mínima para aprovação caiu de 47,79, para 46,2.

No entanto, em 6 de dezembro, o TCDF reestabeleceu a nota de corte de 47,79, correspondente a 46 questões das provas.

Tabus

O concurso para soldado da PMDF chegou a ser suspenso por causa do debate sobre o limite de vagas para mulheres. Mesmo com notas melhores do que homens, candidatas aprovadas não teriam redações corrigidas.

O PT ajuizou uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a lei usada para justificar a limitação de 10% das vagas da PM para mulheres. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin suspendeu o certame.

Zanin liberou o concurso sem a restrição de gênero após homologar um acordo entre as partes. Antes da nova decisão do TCDF, as provas objetivas foram corrigidas.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a PMDF sobre a questão. A corporação se limitou a dizer que ainda analisa a decisão do TCDF.

Leia a nota completa:

A Polícia Militar do Distrito Federal informa que está analisando a última decisão, bem como as anteriores, e que irá cumprir o que foi determinado. Ressaltamos que, após a análise, caso restem dúvidas, o TCDF será consultado para esclarecimentos adicionais.

O TCDF afirmou que acompanha o concurso para soldado da PMDF, dentro do processo de fiscalização em curso. A decisão sobre a redefinição da nota de corte foi tomada em 6 de dezembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?